Mais de 500 pessoas estarão envolvidas na estrutura organizacional daquele que vem sendo definido como o maior show da natação mundial em águas abertas, a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, às 10 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos. Os 50 atletas de 15 países inscritos para a disputa contarão com todo um suporte de apoio, segurança e conforto, a começar pela chegada nos aeroportos da Capital.

Na reunião técnica desenvolvida na manhã desta terça-feira (16/01), a Comissão Organizadora fez uma explanação quanto à estrutura física em terra e mar aos representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Turismo, CET, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Navega São Paulo e Associação dos Canoístas.

O cronograma estabelece a chega dos primeiros atletas já para o próximo domingo (21/01), embora a grande maioria só deva estar na Cidade na terça-feira (23/01). Na quinta-feira (25/01), às 10 horas, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), será realizado o Congresso Técnico, seguido da coletiva de imprensa. A prova será realizada na sexta-feira (26/01), com horário previsto para as 10h30, em atendimento às necessidades dos veículos de mídia eletrônica. Neste mesmo dia, a partir das 19 horas, a Câmara Municipal prestará uma homenagem aos melhores das três etapas desta II Travessia Renata Agondi, com entrega da Medalha de Honra ao Mérito Esportivo.

Em terra, nas proximidades da Tenda de Eventos da Secretaria de Cultura, montada junto ao Posto 5, será montada toda uma estrutura de apoio aos atletas, Imprensa, autoridades e público em geral. Ambulâncias UTI e unidades móveis de salvamento do Corpo de Bombeiros, além de uma barraca de atendimento médico e fisioterápico, estarão à disposição para quaisquer eventualidades. No mar, embarcações da organização, Corpo de Bombeiros, Marinha de Guerra (Capitania dos Portos), Navega São Paulo e Associação dos Canoístas darão todo o suporte e segurança aos nadadores e demais envolvidos.

PONTO ALTO DAS COMEMORAÇÕES – Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição marca a abertura do mais importante circuito internacional de águas abertas, o 10 KM Marathon Swimming Wold Cup Fina 2007.

Pela primeira vez na história da natação mundial, os maiores nomes do esporte em maratonas aquáticas estarão reunidos em uma única prova, já que estão confirmadas as presenças dos atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, bem como dos campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, além da vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

Mais de 50 atletas de 15 países já têm presença confirmada, enfatizando-se entre eles os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito”, exulta.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Sabesp e Terracom.