Especialistas do Brasil (Universidade Santa Cecília – UNISANTA e USP), da Itália, da Holanda e de Portugal, além de veículos de comunicação, tiveram a oportunidade de conhecer, dia 16/02, por meio de um passeio de escuna, algumas áreas da Baixada Santista que serão objeto de pesquisas do Projeto EcoManage.
O estudo prevê um trabalho integrado para os estuários de Santos, a Baía Blanca, na Argentina e o Fjord de Aisén, no Chile, visando planejar, no computador, o desenvolvimento auto-sustentável dessas regiões, sob aspectos ecológico, físico e socioeconômicos. Na Baixada Santista, o Projeto dará ferramentas virtuais a fim de contribuir com a utilização correta do estuário, as atividades do Porto de Santos, a economia, a despoluição das praias e, conseqüentemente o turismo.
De acordo com o coordenador geral do Projeto, Ramiro Neves, essa etapa inicial tem como meta a coleta de dados característicos desses três diferentes ecossistemas. As informações atuais servirão de complemento para as anteriores, que são provenientes da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, das instituições participantes e de outros órgãos. Esta fase levará de seis a oito meses.

Para o coordenador do projeto no Brasil e coordenador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da UNISANTA, prof. Gilberto Berzin, o EcoManage vai gerar idéias para o aproveitamento desses estudos, além de reavivar e atualizar resultados, permitindo que sejam tomadas providências futuras que possam interagir sob os efeitos atuais.

A engenheira da UNISANTA e integrante do projeto, Alexandra Sampaio, ressalta a importância do trabalho da Universidade no evento. “Para a UNISANTA é uma honra trabalhar com pesquisadores renomados e que são referência em suas áreas. Este é um estudo de alto nível, que envolve profissionais competentes, permitindo assim um grande salto para o desenvolvimento científico e de conhecimento voltado para o benefício da sociedade, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida”, afirma a engenheira.