O evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no Rio de Janeiro, e contará com autoridades da área penitencial dos governos federal e estadual

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) convidaram o professor do curso de Segurança Pública da Unisanta, Cláudio Tucci Junior, para participar como palestrante do Seminário Prioridades de Investimento na Área Prisional no Brasil, em função de sua experiência e conhecimento.

O Seminário será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, na Sede do BNDES, Rio de Janeiro, e reunirá autoridades e funcionários da área penitenciaria do governo federal, dos órgãos DEPEN, BNDES e MSP; e administrações estaduais, assim como profissionais do setor privado e especialistas brasileiros e de organismos internacionais.

A participação do docente, que ocorrerá no dia 3/12 (segunda-feira), a partir das 14h, tem como tema “Parcerias Público Privadas (PPP): Oportunidades e limitações.  Tucci irá participar do painel ao lado de Marcos Siqueira do BID; Guilherme Albuquerque, do BNDES e Sandro Araújo do Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Administração Prisional (SINESPS).

Tucci

Cláudio Tucci Junior é advogado, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Filosofia do Direito e doutorando em Ciência Política, com a tese de Privatização dos Presídios. Atual coordenador do MBA em Políticas Públicas e Governo na FipeE/USP e professor do curso de Segurança Pública na Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Ex-secretário-adjunto de Administração Penitenciária de São Paulo, é também professor convidado da Escola Superior da Administração Penitenciária do Estado.

Atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública e na Secretaria Nacional de Justiça, ambas pertencentes ao Ministério da Justiça. Ainda no Governo Federal, foi Gerente do Departamento Jurídico da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), órgão pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No Estado de São Paulo, foi Chefe de Gabinete das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento e do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo. Atuou como membro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária, de Direitos Humanos. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação do Remédio Popular, além do Conselho Deliberativo do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM).

Seminário

O Seminário será realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estão criando uma parceria para financiar projetos estruturantes na área de segurança pública, incluindo prevenção social da violência, policiamento, justiça penal e sistema prisional. O objetivo do evento é avançar no desenho de um menu de projetos e de modalidades de financiamento público e privado para investimentos na área.

Seminário BID-BNDES
Tema: Prioridades de Investimento na Área Prisional no Brasil
Data: 3 e 4 de dezembro, 2018
Local: BNDES, Avenida República do Chile 100, 22º andar, sala 2209 – Rio de Janeiro, RJ

Programação:
Segunda – 03/12
9h – Abertura
Presidente BNDES Dyogo Oliveira, Diretora Eliane Lustosa, e Representante BID Hugo Flórez Timorán.
9h30 – Desafios e oportunidades: o que fazer?
• Situação atual do sistema prisional brasileiro – Tácio Muzzi Carvalho e Carneiro, DEPEN
• A evidência internacional sobre soluções efetivas – Pedro das Neves, Innovative Prison Systems
Comentários:
• David Anthony Gonçalves Alves, Administração Penitenciária de Rio de Janeiro
• Marcos Rolim, Instituto Cidade Segura
Discussão
14h – Parcerias Público Privadas (PPP): oportunidades e limitações
• O que são as PPP: a experiencia brasileira e internacional na área prisional, Marcos Siqueira, BID
• Programa PPP Prisional: escopo e desafios – Guilherme Albuquerque, BNDES
Comentários:
• Sandro Araujo, Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Administração Prisional – SINESPS
• Claudio Tucci Junior, Universidade Santa Cecilia, PUC/SP e FIPE/USP
Discussão

Terça – 04/12
9h – Priorizando soluções: menu de investimentos, com foco em tecnologias
• A experiência internacional – Pedro das Neves, Innovative Prison Systems
• Oportunidades no Brasil e a experiencia do BID, Rodrigo Serrano-Berthet, BID
• Apoio financeiro do BNDES em Segurança Pública, Rodrigo Moreira, BNDES
Trabalho em grupos segundo tipos de investimento
Discussão geral

14h30 – Encerramento e próximos passos
• Rodrigo Serrano-Berthet, BID
• Eliane Lustosa, BNDES
• Tácio Muzzi Carvalho e Carneiro, DEPEN