O nadador Nicholas Santos, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participou de matéria do Esporte Espetacular da Globo sobre o tema esportes no futuro. A veiculação foi na edição do último domingo (9), na TV Globo.

O tema foi a descoberta de diversos genes associados ao desempenho físico. Em pouco tempo, segundo a reportagem, será possível alterar o código genético de um atleta para torná-lo  mais forte, resistente e tolerante à dor, o que poderia criar um mundo com apenas gigantes no vôlei ou pessoas “compactas”  (de baixa estatura)  na ginástica rítmica.

Enquanto esse tempo não chega, é possível melhorar os atletas com outras técnicas de treinamento, como por exemplo, treinar menos. Nicholas Santos diz que antigamente nadava mais do que nos dias de hoje. “Antigamente nadava oito mil metros, dez mil metros por dia. Hoje em dia essa marca não passa de três mil. E eu aprendi muito também como trabalhar meu corpo para manter ele sempre pronto e apto para competir em alto rendimento”, declara Nicholas.

A matéria ressalta que o nadador, aos 38 anos de idade, está no auge, tendo quebrado, em 2018, o recorde dos 50 metros borboleta em piscina curta na Copa do Mundo de Natação em Eindhoven, na Holanda.  Esse resultado, segundo os especialistas, graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar que monitora os seus dados, podendo  assim ser criado um treino mais específico para ele.