Monique Ferreira, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), obteve três medalhas no Olympic Swimming Test Event, competição que serviu de teste para as instalações aquáticas a serem utilizadas nos Jogos Olímpicos. Desenvolvidas no Centro Aquático Olímpico, estas disputas envolveram atletas do mais alto nível técnico. Além de Monique, a UNISANTA esteve representada em Atenas pelo técnico Márcio Latuf e o psicólogo João Carlos de Barros.
Com a concorrência de atletas do time olímpico da Grã Bretanha, Polônia, Grécia e África do Sul, a competição no parque aquático dos Jogos mostra todos os participantes ainda em fase dura de treinamento, mas já demonstrando potencial para brigar por muitas finais em agosto.
Monique registrou bronze nos 400 livres; prata nos 4x100m livre, atuando ao lado de Rebeca Gusmão, Flávia Delaroli e Mariana Brochado (3m50s74) e novamente prata nos 4x200m livre, formando com Mariana Brochado, Paula Baracho e Joanna Maranhão (8m21s90). Monique ainda conseguiu um quinto lugar nos 200 metros nmado livre, no último dia de competições
Mariana Brochado e Monique Ferreira subiram juntas ao pódio dos 400m livre (4m15s85 e 4m16s11). Mariana, cuja especialidade são os 200m livre, procurou seguir o ritmo da inglesa Joanne Jackson, líder desde a largada, e ficou com a prata. Por outro lado, na raia três, Monique tentava alcançar Mariana e, tirando quase meio minuto de diferença nos últimos 350 metros, ganhou o bronze.
Ambas as medalhistas disseram que os tempos estão ótimos, considerando a atual fase de treinamento e que as participações no Meeting de Canet e no Evento Teste foram fundamentais para traçar as estratégias que serão adotadas em agosto. Nos Jogos Olímpicos, Mariana e Monique fazem parte do 4x200m livre, mas Mariana nadará também a prova individual dos 200m livre e Monique, os 400m do mesmo estilo.
Sem intervalo para descanso, as duas brasileiras voltaram para a raia 5 para, junto com Joanna Maranhão e Paula Baracho (que também disputara os 400m livre), fazerem um duelo com a Grécia no 4x200m livre.
Já ensaiando uma das possíveis formações dos Jogos Olímpicos, Joanna abriu e deixou o Brasil na frente, com 2m02s80 – esse é o melhor tempo que Joanna já fez nos 200m livre, o que deixa o time brasileiro mais forte para as Olimpíadas. Monique tentou manter a liderança, mas a grega Georgia Manoli, também incentivada pela torcida, conseguiu a frente nos metros finais. Paula Baracho foi a terceira e Mariana Brochado, fechou a prova. A Grécia venceu com 8m17s77 contra os 8m21s90 da equipe brasileira.

PERFORMANCE BRASILEIRA – A equipe brasileira conquistou, no último dia de provas na Grécia, 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, em um total de 19 pódios no Evento Teste (7 ouro, 8 prata, 4 bronze). Somadas as disputas da etapa de Canet do Circuito Mare Nostrum e o Evento Teste em Atenas, a equipe brasileira ganhou 29 medalhas ( 9 ouro, 10 prata e 10 bronze).
Thiago Pereira encerrou sua participação no Evento Teste da Nataçãoem grande estilo. Além de ganhar o ouro nos 200m medley, seu tempo de 1m59s48 é o novo recorde sul-americano e o segundo lugar do ranking mundial em 2004. O antigo recorde continental, também de Thiago, era de 1m59s92. Mesmo cansado após um mês intenso de treinamento e competições, Thiago se superou. Seu técnico, Omar Gonzalez, disse que ele passou no teste para a maratona final: os Jogos Olímpicos.
Joanna Maranhão também levou o Brasil ao ouro. Ela venceu os 400m medley, com 4m43s59. A grega Vasiliki Aggelopoulou bem que tentou fezer uma prova dura com Joanna e chegou a estar na frente, até o estilo borboleta, mas na virada para o costas a brasileira “ligou o turbo” e depois esperou as adversárias na chegada, pois Vasiliki foi a segunda a bater na placa em 4m50s82.
Ouro também para o time de 4x100m medley masculino composto por Rogério Romero, Eduardo Fischer, Kaio Márcio e Jáder Souza. O quarteto marcou 3m44s60, contra os 3m47s77 da África do Sul e 4m12s54 do time grego. Romero, sem descanso da prova anterior (100m costas) entregou para Fischer um pouco atrás do sul-africano Gerhard Zandeberg. Fischer encostou em Terence Parkin ainda nos 25 metros e abriu distância para Kaio, que em boa forma só precisou deixar espaço para Jáder Souza evoluir e ganhar.
Dobradinha brasileira de prata e bronze nos 50m livre feminino com Flávia Delaroli-Cazziolato e Rebeca Gusmão. Flávia marcou 25s58 e Rebeca, 25s88. A vencedora foi a inglesa Alison Sheppard, com 25s45.
Nas três etapas anteriores, o time brasileiro, formado por 20 nadadores, obteve um total de 14 medalhas (4 ouro, 7 prata, 3 bronze). As conquistas de ouro vieram das braçadas de Rebeca Gusmão nos 100m livre (56s12); Jáder nos 50m do mesmo estilo (22s83), Kaio Márcio nos 100m borboleta (53s18) e da equipe de 4x100m livre masculina formada por Jáder Souza, Gustavo Borges, Carlos Jayme e Rodrigo Castro (3m24s18).
O revezamento masculino venceu a China (3m25s77) e África do Sul (3m25s88). Rebeca Gusmão vem em boa fase desde o Troféu Brasil-Correios, em maio. Ela disse estar cansada, mas que a preparação está sendo fundamental para o seu desenvolvimento e que foi especial ganhar o ouro na mesma piscina dos Jogos.
Thiago Pereira e Joanna Maranhão também puderam sentir o gosto de estar entre os três primeiros. Joanna foi a brasileira a estreiar o pódio de Atenas, na primeira prova do dia. Ela ganhou a medalha de prata nos 200m medley, com 2m17s14. Logo no início, ainda no estilo borboleta, ela já passara a frente da grega Viliki Aggelopoulos, que ficou com o bronze (2m20s96). A medalha de ouro da prova foi da polonesa Aleksandra Urbanczyk (2m16s54). Thiago Pereira também não tomou conhecimento dos adversários e ganhou a prata nos 400m medley (4m18s13). Eduardo Fischer também foi segundo nos 100m peito (1m02s80), atrás do inglês Darren Mew e na frente do esloveno Emil Tahirovic.

OUTRAS MEDALHAS – Jáder Souza entrou na final dos 100m livre após a saída de Gustavo Borges, que voltou ao Brasil para participar da cerimônia da Tocha Olímpica. Ele saltou do 9º lugar nas eliminatórias para a medalha de prata, com 50s60. Atrás dele ficou Rodrigo Castro, com 50s76. Na virada dos 25 metros, Jáder liderava a prova (23s90), seguido do sul-africano Darian Towsend (24s24) e de Carlos Jayme (24s27). O vencedor dos 100m foi o inglês Simon Burnett, que virou em quarto mas conseguiu chegar em 50s29.
Kaio Márcio acusou o cansaço e ficou em quarto nos 200m borboleta, mas o tecnico do atleta, Leodegário Arruda, acredita que ele tem tudo para ter uma participação inesquecível em dois meses.
Com a última etapa do Evento Teste terminou a fase de treinamento da seleção brasileira de natação fora do Brasil. Agora, está em estudo um outro treinamento conjunto, de cerca de uma semana no mês de julho, mas em território brasileiro. No final deste mês a FINA divulga quais os países ocuparão as vagas restantes de revezamento e toda a equipe de nadadores parte no dia 1º de agosto para Rio Maior, em Portugal, para a fase de aclimatação que antecede os Jogos Olímpicos.