Grandes nomes da elite da natação em mar aberto participarão da sexta edição da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Câmara Agondi, que abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2012, dia 29 de janeiro, na praia da Aparecida, em Santos. Responsáveis pela organização do evento e autoridades estiveram reunidos nesta segunda-feira (9), na Universidade Santa Cecília (Unisanta) para definir detalhes finais da competição.

A competição será realizada em dois dias, com provas nacionais de 2 e 4 km, a serem disputadas no sábado (28), e outra de 1 km no domingo (29). A prova internacional ocorrerá a partir do dia 29, às 10 h. A expectativa é de que participem do evento cerca de 1500 atletas nas provas nacionais e 100 nadadores na etapa internacional.

O diretor técnico da prova santista, Igor de Souza, afirma que o nível de nadadores está fortíssimo. Entre os confirmados até o momento está o campeão dos 10 km de maratonas aquáticas no Mundial de Xangai, o grego Spyridon Gianniotis; a campeã do mundial de 25 km de maratonas aquáticas e atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha, e a campeã da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Câmara Agondi de 2011 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, a argentina Cecília Biagioli.

Atualmente estão inscritos nadadores de 16 países, entre eles Brasil, Argentina, Holanda, Espanha, Kasaquistão, República Tcheca, Ucrânia, França, Portugal, Croácia, Grécia, Gana, Itália, Israel, Rússia e Canadá. As inscrições da prova internacional serão encerradas nesta terça-feira (10). Os primeiros atletas estrangeiros começarão a chegar no dia 15 de janeiro.

Para o chefe do Departamento de Política e Produtos de Turismo da Prefeitura de Santos, Marco Antônio Francisco, a competição contribui para o turismo internacional. “A prova já é uma ferramenta utilizada para atingir e alavancar as políticas da Cidade para o turismo internacional”.

De acordo com o chefe do Departamento de Atividades e Eventos Esportivos da Secretária Municipal de Esportes de Santos, Paulo Henriques Farias, a competição é um grande chamariz para quem gosta de esportes. “É um evento seguro e altamente organizado que a Cidade recebe de coração”.

Também participaram da reunião representantes da Prefeitura de Santos, Exército, Corpo de Bombeiros e CET.

Segurança – A Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Câmara Agondi é reconhecida pela Federação Internacional de Natação (FINA) pelo seu alto nível de segurança e organização. Segundo Igor de Souza, a prova foi citada com louvor por um dos fiscais da instituição em um congresso internacional de maratonas aquáticas realizado em Vancouver, no Canadá. Ainda de acordo com o diretor técnico da prova santista, a Unisanta foi citada pela segurança que oferece aos atletas e participantes e por ser a única no mundo entre universidades a promover um evento deste porte.