A capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, passará a ser oferecida pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) a todos os interessados. As aulas serão ministradas pelos professores Mestre Márcio e Vanessa Peres, que já realizaram,  em 2017,  um trabalho expressivo  nas oficinas do Colégio Santa Cecília, inclusive com a inclusão de crianças deficientes.

As aulas,  abertas ao público, começam  no dia 1º de março e serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na quadra do Colégio Santa Cecília. Pessoas a partir dos três anos de idade podem participar. As inscrições devem  ser feitas diretamente na Secretaria de Esportes da Universidade, no Bloco M. É necessário preencher uma ficha de inscrição e levar um atestado médico, sendo que há a opção também de se fazer o exame médico na  Unisanta.

Segundo o professor Mestre Márcio, a capoeira  contribuir para a formação corporal, força, resistência, flexibilidade, ritmo e  coordenação motora, além de resgatar a cultura brasileira e os valores humanos como a humildade e a cooperação. “Ela é uma atividade que, se estudarmos de uma maneira acadêmica, perceberemos que ela trabalha todos os grupamentos musculares, dá uma noção de alongamento, ritmo e contextualiza um pouco a história do Brasil. Além de tudo isso tem também a formação de caráter e da disciplina”, conta o professor.

Além da capoeira, a modalidade de handebol será reativada. As aulas, que se iniciarão no dia 6 de março, acontecerão às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no Ginásio Laerte Gonçalves. O professor responsável é Vilmar Casimiro Leite. A faixa etária das aulas é para pessoas de 11 a 17 anos. Basta  preencher uma ficha de inscrição e levar um atestado médico que permita a prática de atividade física. O exame médico pode ser feito  na  Unisanta.

Outras modalidades

A Universidade Santa Cecília oferece, além da capoeira e do handebol, outras modalidades como natação para crianças e adultos, hidroginástica, musculação, hidroginástica com musculação, basquete, futsal, vôlei, caratê e judô.