Os atletas Felipe Ramos, Felipe Ribeiro e Jackson Silva Candido, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), competirão, pela seleção paulista, no 43º Troféu Chico Piscina, campeonato internacional das categorias Infantil e Juvenil, a partir desta quinta-feira (29/9). A competição é realizada no município de Mococa, em São Paulo, e será transmitida pela emissora SporTV.

O futuro da Natação

A cidade de Mococa, interior de São Paulo, mais uma vez recebe o XXIV Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação, que acontece de 29 de setembro e 2 de outubro, na Associação Esportiva Mocoquense (AEM). O já tradicional Troféu Chico Piscina, em sua edição 2011, conta com a presença de 17 estados brasileiros, tendo todas as regiões representadas.

Competição que é disputa por seleções estaduais, o Interfederativo brasileiro é disputado e dividido em duas categorias, infantil (nascido em 1997 e 98) e juvenil (nascidos em 1995 e 96).

Simultaneamente ao Interfederativo nacional é realizado também o Troféu Chico Piscina Internacional que conta com a participação das delegações de Chile, Argentina, Peru e Paraguai, que somadas aos representantes brasileiros completam 21 times a caírem nas águas mocoquenses.

Na edição de 2010 o estado de São Paulo foi, pela décima vez consecutiva, vencedor da edição nacional, com 536 pontos, ficando à frente de Rio de Janeiro e Paraná, segundo e terceiro, com 304 e 273 pontos, respectivamente. Mesmo resultado ocorrido no Chico Piscina Internacional que teve a delegação argentina na quarta colocação.

As delegações participantes em 2011 são: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Além das já citadas delegações estrangeiras: Argentina, Chile, Peru e Paraguai.

O Troféu Chico Piscina 2011 é realizado com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros – e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal.

Fonte: CBDA