A honraria será oficializada em março de 2019, na Austrália. Os ótimos resultados em provas aquáticas ajudaram na conquista

Com uma brilhante carreira, Ana Marcela Cunha, nadadora da equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi convidada a fazer parte do seleto grupo de atletas que integram o Hall da Fama da Maratona Internacional de Natação. O anúncio da indicação foi feito no dia 30 de setembro, por Ned Denison, presidente do International Swimming Hall of Fame Marathon e repercutiu em mídias nacionais e internacionais.

A atleta de 26 anos, que está treinando para a Olimpíada Tóquio – 2020, comentou em seu site oficial e nas redes sociais sobre seu ingresso como membro da classe de 2019 como nadadora de honra. E agradeceu ao Dr. Marcelo Teixeira e à Unisanta pela oportunidade de ingressar na equipe ceciliana, na qual obtém muitos títulos.

“Estou muito feliz em passar a fazer parte do International Marathon Swimming Hall of Fame, confesso que era algo impensável no momento, levando em conta que sou muito nova e estou em plena atividade como atleta de alta performance. Sinto-me muito honrada com a confirmação. Chegar ao Hall of Fame me fez parar no tempo e recordar com carinho que toda a dedicação de anos de treinos valeu a pena. Desde as primeiras provas que disputei, depois eu sendo contatada pela direção do Clube e Universidade Santa Cecília – Unisanta, de Santos/SP através do Pró-Reitor e ex-Presidente do Santos Futebol Clube – Marcelo Teixeira, que, com seu olhar clínico e acostumado a descobrir atletas de base de futebol do peixe, viu em mim todo o potencial nas maratonas aquáticas e apostou seguro na minha ida para à cidade de Santos! ”.

Jornal A Tarde

A honraria será oficializada em março de 2019, em Melbourne, Austrália. A data coincide com o aniversário de tricampeã mundial de maratonas aquáticas e, em 2018, Ana Marcela, conquistou seu 4º título. Em matéria publicada sobre sua entrada no Hall da Fama, no jornal A Tarde de segunda-feira (1/10), a nadadora comentou que não sabe dizer o número exato de títulos conquistados ao longo de sua carreira. “Parei de contar medalhas faz tempo”, confessa. Mas seu pai e empresário, George Cunha, em uma tentativa de estimativa, diz que a coleção estaria na casa de mil medalhas e cerca de 250 troféus nos 18 anos de competição.

A indicação também foi matéria em site internacional. O Open Water Swimming, destacou as provas em que a atleta teve ótimos resultados como no Pan Pacific Swimming Championships e Jogos Sul-Americanos.  E ainda divulgou o texto de reconhecimento publicado pelo Hall da Fama da Maratona Internacional de Natação:

“Ana Marcela Cunha do Brasil conquistou um total de seis medalhas solo no Campeonato Mundial de Natação da FINA: três ouros nos 25 km em 2011, 2015 e 2017; uma prata nos 10 km em 2013 e dois bronzes nos 10 km em 2015 e 2017. Ela também conquistou um total incrível de 42 medalhas nos eventos da FINA World Series. Ana continua sendo uma nadadora dominante, em todas as a distâncias, em 11 anos de elite de elite na FINA. Suas principais premiações incluem: melhor nadadora de águas abertas em 2010, 2014, 2015 e 2017; campeã do Circuito Mundial 10 km em 2010, 2012 e 2014 e campeã do Circuito Mundial 25 km em 2011, 2015 e 2017”.

“Em 2014, Ana bateu o recorde nos 36 km de Capri Napoli com 6 horas 24 minutos 47 segundos. Os tempos de nenhuma outra nadadora chegam perto de 5 minutos do recorde dela. Nas Olimpíadas ela ficou em 10º lugar em 2016 e 5º em 2008. Ana continua treinando para as próximas Olimpíadas. Você pode ganhar mais imagens sobre sua carreira como nadadora de maratona de solo (também conhecida como 10 km ou mais), sobre as outras tantas medalhas que ela conquistou no Campeonato Mundial da FINA na distância de 5 km e também no revezamento ”, informa o site internacional.

Matéria publicada no jornal A Tarde