O Núcleo de Estudos de Educação a Distância (Ned) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), criado dia 29 de maio, colocou no ar seu site com informações sobre o tema. No endereço http://www.unisanta.br/ned, são divulgados os próximos cursos do Núcleo, eventos, artigos de professores, relatos de experiências e links de interesse.

De 9 de agosto a 10 de outubro de 2004, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos a Distância (ABED), será realizado o segundo curso de Planejamento e Desenvolvimento de projetos de EAD, para professores da Universidade. A docente será a professora Adylles Castello Branco.

No segundo semestre, haverá também aula com a professora Eveline Cavalcante, que fez mestrado sobre o tema, em Ohio, Estados Unidos; Trabalho Prático para Nota , para alunos de primeiro ano de Ciência da Computação da UNISANTA, sob a responsabilidade do professor Maurício Asenjo; Pesquisa e Download na Internet, para alunos de Pedagogia, com a professora Floriana Pontes.

A curto prazo, deverão ser oferecidos cursos de extensão ao público externo. Flori, Asenjo e a professora Eva Denari integram a equipe de trabalho que desenvolve as primeiras realizações do Núcleo.

Ante-projetos

Dia 29/05, com a presença do presidente da ABED, Fredric Michael Lito, foi instalado o Núcleo de EAD e apresentados na UNISANTA os seguintes ante-projetos elaborados pelos professores da Universidade:

1- Acessibilidade para portadores de necessidades especiais – Adilson Luiz Gonçalves.
2. Acesso, pesquisa e download na internet, um complemento – Floriana Nascimento Pontes.
3. Análise de Sistemas “no ar”: Uma áudio-aula – Alexandre Sobrino Ganança. Curso experimental a distância de reforço para a disciplina Análise de Sistemas III.
4. Design Invisível – Márcia Okida.
5. EAD para alunos dependentes das disciplinas mecânica geral e tópicos de mecânica – Orlando Damin.
6. Educação a distância – Cláudio Ferreira de Carvalho e José Roberto Abbud Jorge.
7. Educação em valores na construção da cidadania – Rosana Ferreira Coutinho de Souza e Valéria Galvão de Souza.
8. Fluxograma para a construção de um curso a distância – Paulo Roberto Schroeder de Souza.
9. Metodologia científica – métodos e técnicas de pesquisa I e II – Ana Fátima Monteiro.
10. Platão XXI++ – Ewa Danuta Cichecka Denari e Maurício Neves Asenjo.
11. Projeto E-dp (DP a distância) – Julio Simões Junior e Gerson Prando.
12. Representação gráfica e o projeto paisagístico – Fábio Bei e Maria Celina Proença.
13. Teoria da Gestalt aplicada à direção de arte publicitária – João Batista Cardoso.
14. Treinamento para Operadores de Telemarketing EaD – Georges Keramida.