A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realiza, de 15 a 30 de julho, mais uma edição do curso de capacitação de educadores do Programa Alfabetização Solidária. Participam 102 alfabetizadores dos municípios de Ipu e Pires Ferreira (Ceará); Águas Belas (Pernambuco); Prainha (Pará); Eirunepé e Itamarati (Amazonas); Santarém e Poço Dantas (Paraíba).
Os cursos de capacitação da UNISANTA são realizados desde o segundo semestre de 1997, quando a Universidade iniciou sua participação como parceira do Alfabetização Solidária, programa criado pelo Conselho Comunidade Solidária e hoje gerenciado por uma organização não-governamental (ONG).
Proler-BS/UNISANTA – Na Instituição, o Alfabetização Solidária tem apoio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Universidade Santa Cecília – núcleo Baixada Santista. Além das aula sobre alfabetização, os educadores participarão de atividades sobre Saúde, Jogos Matemáticos, Poesia, Teatro, Computação e Sexualidade, além de visitarem os pontos turísticos culturais da Baixada Santista.
Após o curso, cada professor terá cinco meses para alfabetizar em média 25 alunos, entre jovens e adultos. Em janeiro de 2003, a UNISANTA receberá novos multiplicadores de educação.
Objetivos – O Programa Alfabetização Solidária foi criado pelo Conselho da Comunidade Solidária em janeiro de 1997, presidido pela primeira dama Ruth Cardoso, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo entre jovens e adultos no País, principalmente na faixa etária de 12 a 18 anos.
Em novembro de 1998, foi criada a Associação de Apoio ao Programa Alfabetização Solidária, uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos e de utilidade pública, que passou a ser responsável pela execução do Programa.
Todo o trabalho é realizado com base em parcerias, mantidas com o Ministério da Educação (MEC), universidades, empresas, instituições, governos estaduais e pessoas físicas.
As instituições de ensino superior executam as atividades de alfabetização desenvolvidas pelo Programa, desde a seleção e capacitação dos alfabetizadores até o acompanhamento e avaliação dos cursos.
O Alfabetização Solidária atua em 2.010 municípios do Norte e Nordeste, com prioridade para as cidades com os maiores índices de analfabetismo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atuação Internacional – A UNISANTA está entre as cinco universidades do País convidadas pelo governo brasileiro para participar do projeto de implantação do programa no Timor Leste, ao norte da Austrália.
O Programa deverá alfabetizar naquele país cerca 800 pessoas nos anos de 2001 e 2002. Hoje são 3.500 alunos matriculados, o que faz pressupor um efeito multiplicador de três mil alfabetizados a curto prazo, contando a natural evasão.
Baixada Santista – A UNISANTA também promove cursos de capacitação em São Vicente, no México 70, e em Praia Grande.