Nesta quarta-feira (16), o Colégio Santa Cecília promoveu uma palestra com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) para explicar aos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental sobre a ciclovia de Santos.
A diretora do Colégio Marilisa Grottone destacou a importância de projetos educativos como este. “Desde o ano passado os alunos vêm fazendo uma pesquisa sobre a ciclovia. Painéis, gráficos e depoimentos com os responsáveis pela CET foram feitos. Este ano estamos complementando o projeto”, explicou. A diretora também disse que toda atividade extracurricular, como o lazer, é um complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Virgínia Alonso, que é chefe da Unidade de Educação da CET, explicou que o trabalho desta companhia é ir às escolas, empresas e promover a educação. “Nosso objetivo é levar um pouco de informação e educação a todos, desde a pré-escola à terceira idade”.
Durante a palestra, o coordenador de Educação da Companhia de Engenharia de Tráfego, Francisco Prata Júnior, explicou e apresentou aos estudantes os equipamentos obrigatórios para as bicicletas como retrovisor, campainha e sinalização noturna. O coordenador esclareceu ainda os cuidados que se deve ter com as bicicletas. “É importante mantê-las em boas condições, usar as ciclovias e respeitar sempre os pedestres” enfatizou.
Após a palestra, os alunos participaram de um passeio ciclístico pela ciclovia com a ajuda dos agentes de trânsito.
Nilse Maria Baldi Pereira Lage, professora de Ciências do Colégio, disse que o trabalho multidisciplinar foi válido porque os estudantes aprenderam na prática a respeitar a ciclovia. “O trabalho foi bom porque eles sentiram as dificuldades ao usar a bicicleta e também o problema que existe quando não há uma vistoria completa antes de sair”. A professora ressaltou a colaboração que tiveram da CET e das polícias Militar e Municipal. “Elas estiveram presentes durante todo o trajeto. Um policial municipal foi na frente dos ciclistas e outro atrás, enquanto as polícias militares foram do lado do ônibus da CET que levava as crianças que não tinham bicicletas”.
Maria Fernanda Roque Haddad, aluna da 6ª série disse que gostou do passeio. “Foi muito útil porque já vi muitos acidentes na ciclovia”, explica.