A partir do próximo mês, profissionais que atuam no Porto de Santos, além de futuros candidatos às diversas funções existentes no complexo portuário, poderão participar do primeiro curso de Pós-Graduação – MBA em Gestão Ambiental Portuária da Baixada Santista. A promoção é da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em parceria com três universidades da região, entre elas a Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O lançamento do curso será na próxima segunda-feira (21), às 10 horas, no auditório da Codesp, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n, em Santos.

O curso faz parte do programa Porto Integral e é fruto de um protocolo de intenções assinado em 2003 pela Codesp e oito instituições de ensino superior da região, no sentido de atender à necessidade de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos direcionados às atividades portuárias, bem como desenvolver e incorporar novas tecnologias e pesquisas. O parceria foi formalizada em junho de 2004, quando a empresa e as universidades assinaram um convênio de cooperação técnico-científica.

A idéia é criar um Centro Latino-Americano de Formação em Atividades Portuárias, semelhante aos órgãos existentes em portos como Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica). Essas entidades visam detectar as necessidades de profissionais do complexo portuário e o grau de formação exigido nos terminais e companhias, transmitindo tais informações às universidades, as quais atuarão em suas áreas de excelência.

MBA – O curso de Pós-Graduação – MBA em Gestão Ambiental Portuária terá início dia 14 de abril, com 360 horas/aula, às terças e quintas-feiras, a serem ministradas na sede da Codesp. As três universidades: Unisanta, Unisantos e Unimonte elaboraram o conteúdo programático em conjunto com a Codesp e cada uma coordenará um módulo do curso.
O primeiro, ministrado pela Unimonte, abordará toda a área de Ecologia. No segundo módulo, a Unisantos ministrará aulas sobre Gestão Ambiental.

O último módulo será coordenado pelo prof. dr. Carlos Lopes dos Santos, da Unisanta, que abordará os tópicos: Certificação e Norma; SGI – Sistema de Gerenciamento Integrado; Ecoeficiência Empresarial; Responsabilidade Social; Métodos Pedagógicos e Ferramentas para Educação Ambienta; e Auditoria Ambiental.

O professor Lopes dos Santos destaca que toda a programação do curso foi amplamente discutida entre as universidades envolvidas e a Codesp, de modo que a formação, qualificação, aperfeiçoamento e a capacitação profissional da comunidade portuária possam ser uma referência para outros portos do País.