A atenção mundial em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável é uma das razões que colocam as profissões ligadas ao meio ambiente no ranking das mais procuradas. Como conseqüência, a especialização nessa área tem sido um dos diferenciais na conquista de uma vaga no concorrido mercado de trabalho.

A afirmação é do professor doutor Carlos Lopes, coordenador do curso MBA em Controle e Gestão Ambiental da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que está com inscrições abertas para a turma com início em agosto.

Segundo Lopes, desde 1985, passaram pelo curso inúmeros profissionais que atuam em empresas públicas e particulares de meio ambiente, saneamento e saúde pública, funcionários de empresas do pólo petroquímico de Cubatão, do Porto, entre outros segmentos. “Esse curso pode ser feito por engenheiros, químicos, advogados, biólogos, jornalistas, arquitetos, enfim, interessados na área de controle e gestão ambiental”, ressalta.

Programação – Com duração de um ano e aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h30, o curso abordará temas como Fundamentos de Epidemiologia; Efluentes Industriais; Poluição do Ar, do Solo e das Águas; Saneamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Licenciamento Ambiental; Análise de Riscos; Sistema de Gestão Integrada; Perícia Ambiental; Monitoramento Ambiental; Toxicologia; Saneamento de Pequenas Comunidades; Direito Ambiental; Reuso de Resíduos; ISO 14000; Tratamento de Água e Resíduos Sólidos.

De acordo com o professor Lopes, durante as aulas há espaço para a discussão de situações reais ocorridas na região, além da apresentação de soluções. “Será dada ênfase ao estudo de caso, com aproveitamento da rica experiência do pessoal das indústrias locais”.

Inscrições e informações na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, que fica na Rua Cesário Mota, 20 ou pelos telefones (13) 3202-7104 e (13) 3202-7114 ou pelo e-mail posgraduacao@unisanta.br. Pré-inscrições pelo site www.unisanta.br/posgraduacao. Interessados podem obter Financiamento da Caixa Econômica Federal para realizar o curso.