A coordenadora do Colégio Santa Cecília,  Denise Fernandes, deu entrevista ao Jornal A Tribuna  sobre a implantação da Base Nacional Curricular para os ensinos Fundamental e Infantil.  A matéria foi publicada nesta segunda-feira (19/3) na secção Destaque do Dia (página A-3), com o título “Escolas se moldam ao currículo”.

Homologada no ano passado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma das principais matérias da Educação esse ano. O documento servirá de norte para a revisão dos currículos até 2020 e, hoje, a maioria das escolas tenta planejar como fará essa atualização, informa A Tribuna.

Segundo o jornal, o debate sobre essa implantação já é rotina nos Ensinos Fundamental e Infantil. Na entrevista, Denise fala que o Colégio Santa Cecília recebe crianças de várias partes do país e é sentida a diferença no aprendizado. Explicou que  há casos em que alunos (vindos de outras escolas) desconheciam conteúdo que a classe na qual estava ingressando já havia visto.  Ou que já sabiam o que a classe iria ver no próximo ano.

A coordenadora completa dizendo que isso não é bem uma questão de certo ou errado, mas sim de conhecimento diferente.

Em relação ao material didático,  Denise Fernandes  conta que as apostilas deste ano já chegaram com as alterações propostas pela Base. “História do 5º ano mudou bastante. O conteúdo apareceu com muita força nas experiências da criança, falando de direitos e deveres. Questões mais específicas como a Ditadura Militar ficaram para mais adiante”.

Por último,  a coordenadora do Colégio Santa Cecília diz que, depois de implantado o novo currículo, é preciso pensar na forma das avaliações. “Será necessário ajustá-las para que não sejam tão conceituais e que foquem mais nas habilidades dos alunos”, completa.