Na oportunidade, o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira e docentes da Faculdade de Direito foram homenageados pela OAB-Santos.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi sede do Congresso de Direito Penal e Execução Penal promovido em homenagem aos 85 anos da OAB – Santos, nesta segunda (19/3).

O evento contou com a presença da alta direção da Unisanta, representada pela presidente e pelo Pró-Reitor Administrativo, respectivamente, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira e Dr. Marcelo Teixeira; do presidente da OAB-Santos, Dr. Luiz Fernando Afonso Rodrigues, do vice-presidente, Matheus Guimarães Cury, da secretária geral Marília Gallotti Bonavides de Sousa, entre outras autoridades.

Homenagens – Durante a solenidade de abertura, foram homenageados com placas pela OAB-Santos: o Pró-Reitor Administrativo da instituição, Marcelo Teixeira; o diretor da Faculdade de Direito da Unisanta, Dr. Norberto Moreira da Silva; o coordenador, Dr. Fernando Akaoui e o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas, Dr. Luciano Pereira de Souza.

De acordo com o presidente da OAB-Santos, a Unisanta foi escolhida a dedo para a comemoração dos 85 anos da instituição. “É uma honra voltar á casa de Milton Teixeira, que sempre recebeu todos os estudantes e autoridades de braços abertos em sua casa. Sempre serão poucas nossas homenagens a essa instituição”, disse.

Em seu discurso, Rodrigues destacou ainda “o reconhecimento com excelência do Mestrado em Direito da Saúde, que gerará muito frutos e em breve um doutorado e pós-doutorado na área. A Unisanta merece”, frisou.

Marcelo Teixeira falou sobre a importância do evento para os estudantes. “É uma atividade importantíssima para o currículo dos alunos. Autoridades como o ex-ministro do TRJ e tantas outras com certeza passarão suas experiências profissionais aos alunos. A OAB-Santos é uma das maiores do Brasil e representa uma classe de grande importância para a sociedade”, afirmou.

Palestras – A procuradora do Estado de São Paulo, Dra. Ana Paula Zomer, abordou o tema “Aspectos Criminológicos de Violência de Gênero”.  Em seguida, a palestra “As mulheres homicidas”, teve a participação da advogada e presidente da Comissão Especial de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP, dra. Adriana de Melo Nunes Martorelli.

Na terceira palestra do dia, o ex-ministro do STJ e advogado, Dr. Celso Luiz Limongi, discorreu sobre a “Aplicação do novo CPC no processo penal”. O Dr. Matheus Guimarães Cury, advogado criminalista e mestre em Direito Difusos e Coletivos, falou sobre “Processo de Execução Penal”.