Em palestra realizada nesta segunda-feira, 10/09, no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o Núcleo de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (NESE) divulgou o resultado da primeira pesquisa de emprego e desemprego feita na cidade de Praia Grande, apurada em julho de 2007. A pesquisa revelou um índice de 13,75% de desemprego, considerado alto na região.

Segundo o coordenador do NESE, Jorge Manuel de Souza Ferreira, a pesquisa foi feita com uma amostra de 1.440 pessoas, maioria mulheres e o processo de escolha do domicílio foi estabelecido de forma proporcional, de maneira que cada elemento da população tivesse a mesma oportunidade na seleção de escolha. “Do total de cerca 245 mil habitantes na cidade, aproximadamente 17 mil estão desempregados”.

Além disso, o público-alvo mais afetado nessa pesquisa são os jovens entre 16 a 24 anos (47,92%), com Ensino médio completo (41.67%) e a maioria são mulheres (60,42%). As atividades como porto e indústria estão entre as que geram maior renda aos empregados, enquanto atividades como serviço e comércio são as que mais empregam a população, mas com uma renda menor.

O NESE ainda constatou que a População Economicamente Ativa (PEA) trabalha de maneira informal (54,98%) e outros 45,02% são registrados e autônomos legalizados. “O desemprego é um problema nacional e a informalidade é alta. Talvez tenha compensado o índice de desemprego no caso de serviços temporários”. Conforme Ferreira, entre as cidades com maior desemprego na Baixada Santista, São Vicente é a que está em primeiro, seguido de Santos e em terceiro lugar, Praia Grande.

O evento contou também com a participação do Subsecretário de Relações Empresariais da Prefeitura de Praia Grande, André Luís Ursini, que explicou que pretende melhorar a qualificação desses jovens com o programa Contra-Tudo. “O programa tem como objetivo retirar as crianças das ruas e incentivar a atividade esportiva entre eles para que tenham uma vida melhor e com mais objetivos profissionais”.

As próximas divulgações sobre números de desemprego serão de Santos, no mês de setembro, São Vicente em outubro e Guarujá, em novembro deste ano.