O Juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Gomes,  ministrará a primeira palestra, no dia 7, às 20 horas, sobre a Operação Lava a Jato. No dia 10, será inaugurada a mostra “História da OAB. Linha do Tempo”. Inscrições gratuitas.

A Universidade Santa Cecília recebe, de 7 a 11 de agosto,  grandes nomes da Justiça brasileira, que abordarão temas de interesse  dos estudiosos do Direito e da opinião pública. No primeiro dia, às 18h30, antes das palestras, será aberta Mostra de Trabalhos Científicos. No dia 10, às 19 h, será aberta a Mostra “História da OAB. Linha do tempo”.

A abertura oficial tem início às 19h da próxima segunda-feira (7/8), no Auditório do Bloco E, com as presenças da Reitora da Instituição, Profª  Drª  Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a Presidente,  Profª  Drª  Lúcia Maria Teixeira e o Pró-Reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira.

Às 20h, acontece a primeira palestra da Semana, no auditório do Bloco E, com o Juiz de Direito aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Dr. Luiz Flávio Gomes, que falará sobre a Operação Lava Jato, um dos mais importantes temas do País dos últimos anos. Ele é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989).

Criador do Movimento Quero um Brasil Ético, o Juiz Flávio Gomes é membro da Comissão de Reforma do Código Penal e Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru). Atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, de 1980 a 1983; Juiz de Direito, de 1983 a 1998; e Advogado, de 1999 a 2001. Já publicou mais de 57 livros na área jurídica.

Conselhos de Justiça e Violência de Gênero

Na terça-feira (8), o Juiz Federal, Prof. Dr. Alexandre Berzosa Saliba, debate sobre Conselhos Nacionais de Justiça e do Ministério Público e a Eficiência do Sistema de Justiça Nacional, às 9h30. Ele é professor da Escola da Magistratura Federal da 3ª Região (Emag) e especialista em Direito Processual Penal. Atuou como Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.
É professor da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em cursos preparatórios para o ingresso nas carreiras do Ministério Público e da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, nas cadeiras de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Violência de Gênero será o terceiro tema da semana, abordado na quarta-feira (9), às 19h30, pela Promotora de Justiça Sílvia Chakian de Toledo Santos, um dos nomes mais importantes sobre o assunto. Ela é também a coordenadora do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVID), do Ministério Público do Estado de São Paulo.  A palestra acontece no Consistório do Bloco M da Unisanta, localizado  na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Estado Democrático e Tribunal do Júri

Na quinta-feira (10) a Unisanta recebe o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa, para falar sobre a Advocacia no Estado Democrático. A palestra será no Auditório do Bloco E, às 19h30. Na oportunidade, o Dr. Costa abrirá a mostra: “História da OAB – Linha do Tempo”.

O Promotor de Justiça do Júri de São Vicente, André Luiz dos Santos e o Advogado Criminalista Eugenio Carlo Balliano Malavasi, encerram a Semana Jurídica da Unisanta com o tema “O Tribunal do Juri na Visão de Acusação e Defesa”. O debate ocorre às 9h30 da sexta-feira (11), no Consistório do Bloco M.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://unisanta.br/semanajuridica . Para mais informações: (13) 3202-7141.