Maria Cláudia de Melo Barros Fernandes, ex-aluna do Curso de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), elegeu-se como Conselheira Tutelar do Conselho Tutelar, para o triênio 2006/2009.

É voluntária desde 2002, do Projeto Universidade Cidadã da Faculdade de Direito da UNISANTA, em convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo. Ministrou várias palestras às comunidades carentes da Região Metropolitana da Baixada Santista sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito de Família, Código de Defesa do Consumidor, Direito do Trabalho e Direitos e Garantias Fundamentais.

Trabalhou também como voluntária em outros projetos da área de Assistência Social, em Santos.