O trabalho será apresentado na Unisanta, onde o grupo é sediado há cerca de 28 anos. Rua Osvaldo Cruz, 266, sala D56 (Bloco D – 5º andar).

Neste sábado, dia 10, às 17 horas, encerrando suas atividades anuais, o grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresenta-se com seu mais recente trabalho teatral, O HOMEM QUE SUAVA PÉROLAS. A entrada é franca.

Trata-se de uma performance dramática para leitura labial, realizada a partir de improvisações teatrais desenvolvidas em cima do roteiro cinematográfico para curta metragem que leva o mesmo nome, de autoria de Gilson de Melo Barros, que assina também a direção da performance a ser encenada.

O roteiro original em que se baseia a obra foi escrito em 2004, dado como perdido pelo autor, e recentemente descoberto e revisado. Conta a odisséia de um autor de meia idade, em crise criativa, que se lança ao mar num pequeno barco a remo em busca de inspiração, adrenalina, aventura, ou qualquer coisa que rime com sua existência aparentemente estagnada.

No meio da aventura, em alto mar, é colhido por uma inesperada tempestade, naufragando afogado em pérolas suadas pelo seu próprio torpor. Fatos inesperados acontecerão redesenhando o seu destino e a próxima criação.

Com pegadas dadas em tons fantásticos, certa influência do Realismo Mágico de Garcia Marques, um toque da Fantasia Pop de Haruki Murakami, características não muito usuais no universo dos curta metragens, o roteiro se desenvolve em soluções carregadas de simbolismos, onde o herói, antropofagicamente,  acaba sendo envolvido, enquanto resolução da sua história,  pelas próprias alucinações, corporificadas no personagem da sua redenção – a  musa a quem espreita – é ela quem dorme ao seu travesseiro.

Para a realização da performance foi seguida a ordem cronológica dada pelo roteiro cinematográfico, assim como as resenhas de câmera e andamentos nele assinaladas, incorporando a estes elementos teatrais dados pela utilização de cenografia incidental, participação de atores e o uso renitente da sonoplastia, onde se homenageia o artista já falecido, e antigo colaborador do grupo, Wagner Parra.

Além destes elementos de construção, o trabalho propõe uma interatividade com a platéia em vários momentos do seu desenvolvimento, sendo esta convidada a redesenhar o espaço da encenação, registrar em fotos e filmagens o seu transcorrer, e, por vezes, trocar de lugar com os atores da cena.

Roteiro Original e Roteiro adaptado

Gilson de Melo Barros.

Sonoplastia

Gilson de Melo Barros, Luis Otávio Pinheiro e Wagner Parra.

Figurinos e Cenografia incidental

O Grupo

Elementos de cena

O grupo

Design gráfico

Márcia Okida

Elenco

Christian Mateus, Gabriela Santana, Gigi Fernandes, Isabelle Aparecida e Gilson Melobarros.

Teatro Experimental de Pesquisas da Unisanta

Apoio Institucional