A Santa Cecília TV lançou, dia 8/12, seu sistema de TV de alta definição, durante encontro com autoridades, agências publicitárias, jornalistas e apresentadores de programas regionais, marcando uma nova fase em sua programação, como parte das comemorações dos 50 anos da Universidade Santa Cecília.

Os convidados puderam conferir uma exposição que mostrava a evolução tecnológica da TV, chegando aos equipamentos de última geração adquiridos para as transmissões em alta definição. A Santa Cecília TV foi a primeira emissora educativa do País a implantar o Sistema HD e a segunda da Baixada Santista.

O processo de adaptação da grade aos novos equipamentos está sendo feito de modo gradativo. Maior produtora de programas gerados na Baixada Santista, a Santa Cecília TV colocará no ar, a partir de 8 de janeiro, cerca de oito horas diárias de transmissões em alta definição, das 12h às 14h30 e das 20h às 24h30, de segunda a sexta-feira. Aos domingos, das 19 às 13h30. Para os sábados, os horários estão sendo definidos, informa Nilson Ricardo Machado, Gerente de Marketing da Santa Cecília TV, Rádio FM e TV Web, ligados ao Sistema Santa Cecília de Comunicação.

A cerimônia de lançamento do sistema digital contou com flashes ao vivo que mostraram depoimentos dos convidados, o pronunciamento da alta direção da Unisanta, homenagens especiais e a exibição de filmes em HD.

“É um momento especial e marcante na nossa história, na região e na Baixada Santista. Apresentamos um novo sistema através de grandes investimentos feitos pela Unisanta. O sonho teve início em 1991, quando Lupércio Mussi teve a chance de obter a 1º emissora regional da Baixada Santista. A Santa Cecília TV é sucessora da TV Litoral. Com 13 anos é uma emissora jovem e atrevida, arrojada e determinada que apresenta grandes eventos como a Encenação da Vila de São Vicente, o Carnaval e as Eleições, entre outros. Investimos em melhorias nos equipamentos e aperfeiçoamento na qualidade dos profissionais. Teremos melhorias na qualidade do som, da imagem e no conteúdo”, disse o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Dr. Marcelo Teixeira.

Celeiro de Talentos – “É a oportunidade de continuar criando e refazendo para oferecer o melhor, como fez Milton, Nilza e Emília há 50 anos. Estamos unindo tecnologia e humanismo à formação das pessoas. Queremos exportar tecnologia nessa área, é um desejo da Santa Cecília TV”, afirmou a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, que destacou ainda a importância da Faculdade de Artes e Comunicação e a formação de talentos que estão na Santa Cecília TV e espalhados pela Universidade.

A mesma opinião esteve presente nas palavras da reitora da Unisanta, profª. Dra. Sílvia Teixeira Penteado. “O fato de estarmos no seio de uma instituição universitária nos permite unir no mesmo set de produção os que estão aprendendo hoje e os que, em comunicação, têm o desafio de estar sempre aprendendo”.

Sílvia ressaltou que a nova fase “não é apenas uma evolução de máquinas, mas uma verdadeira transformação de ideias”. Hoje, acrescentou a reitora, a Santa Cecília TV representa a jovialidade e principalmente a crença de que é possível mudar com qualidade, mas sem esquecer a força e a garra de uma estrutura de cinco décadas.

Retrospectiva – “Vejo no semblante da Família Teixeira um contentamento e uma alegria muito grande, mas que não é maior do que a minha. Aquilo que foi germinado tornou-se muito grandioso hoje. Quero agradecer este momento com meu coração e alma”, disse Lupércio Mussi, responsável pela implantação da TV Litoral, a primeira emissora regional e que precedeu a Santa Cecília TV.

O engenheiro responsável pela Santa Cecília TV, Ronaldo Araujo Cunha, ressalta a importância da nova fase que se inicia na emissora. O início da Santa Cecília TV já foi “uma ousadia”- lembra, “quando, em 1997, recebemos a transferência da outorga, pelo Ministério das Comunicações, de transmissão da TV Litoral. Em 2003, foi obtida a outorga para atender ao Litoral Sul, pelo Canal 51”.

Nos próximos dias, a Santa Cecília TV apresentará, durante a grade, informações bem didáticas aos telespectadores sobre como captar de maneira adequada as imagens em alta definição.

“Este é um momento importante para o mercado publicitário, pois estamos abrindo, às agências regionais que produzem filmes em Full HD, a oportunidade de veicularem anúncios com qualidade superior, a preços acessíveis”, afirma Nilson Ricardo Machado.

História – A Santa Cecília TV foi criada em 26 de janeiro de 1997, quando a Família Teixeira – mantenedora do Colégio e da Universidade Santa Cecília – assumiu a antiga TV Litoral. Na mesma data, em 1999, foi instalada a Santa Cecília FM, surgindo assim o Sistema Santa Cecília de Comunicação.
Hoje, a Santa Cecília TV mantém a maior grade de programação da região (50 programas), oferecendo informação, esportes, entretenimento, ecumenismo, cultura e lazer, o mesmo acontecendo em relação às grandes coberturas com transmissão ao vivo.

O Sistema Santa Cecília de Comunicação tem sua sede e amplas instalações operacionais integradas ao Campus da Universidade Santa Cecília, sendo a emissora com a maior área de estúdios aparelhados em toda a Baixada, de onde é gerada sua programação.