A EDUNINE2017 é realizado pela primeira na América Latina e tem como tema “Educação em Engenharia – Balanceando Formação Generalista e Especializada nas Carreiras Tecnológicas: um Desafio Atual”

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está sediando a 1ª Conferência Mundial em Educação em Engenharia do IEEE – EDUNINE2017. Cibersegurança, 24 Horas de Inovação, Novas Ciências Cibernéticas e Sistemas Inteligentes no Local de Trabalho são alguns dos itens a serem debatidos em sessões plenárias durante o evento, que prossegue até quarta-feira, dia 22.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta segunda-feira (20). Estiveram presentes, a reitora e a presidente da Unisanta, respectivamente Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira; o presidente do EDUNINE2O17, Prof. Dr. Cláudio da Rocha Brito; os co-presidentes do Comitê Organizador, Manuel Alonso Castro Gil e Melany M. Ciampi; além dos diretores da Faculdade de Engenharia da Unisanta, engenheiros Antônio de Salles Penteado e Aureo Pasqualeto Figueiredo.

“Buscamos aqui uma discussão sobre o ensino de Engenharia, de forma que ele possa cada vez mais ser multicultural e interdisciplinar, sem fronteiras, atendendo a uma formação tanto generalista como tecnológica, formando cidadãos para o mundo, com uma qualificação permanente”, explicou a reitora da Unisanta.

Para a presidente da instituição, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, “a esperança do mundo é a cooperação internacional. É disso que o mundo precisa. Esperamos que os participantes aproveitem essa oportunidade”, afirmou.

O EDUNINE 2017 é considerado um congresso único e inovador, que traz os tomadores de decisões, pesquisadores e acadêmicos de muitos países para intercâmbio de ideias e pesquisas relacionados ao desenvolvimento e qualidade em Educação em Engenharia, além de outros assuntos da área. “Esta é uma grande oportunidade para ouvir os palestrantes de ponta e de interagir com colegas em um ambiente internacional”, disse o presidente do EDUNINE 2017, do COPEC- Science and Education Reserch Council e do IEEE Education Society 2017-2018, Prof. Dr. Cláudio da Rocha Brito. “O congresso vai abrir uma nova rede mundial de conhecimento dentro da região 9”, acrescentou.

Programação – O evento tem como tema principal “Educação em Engenharia – Balanceando Formação Generalista e Especializada nas Carreiras Tecnológicas: um Desafio Atual”. Entre os temas a serem debatidos nesta segunda (20), estão:

Das 13 às 14h30 – Sessão Plenária II – Educação e Novas Tecnologias-  EDUCATION AND NEW TECHNOLOGIES – A PROPOSAL FROM AUGE TO THE WORLD

Das 14h20 às 15h30 – Plenária III –  Conferência de carreira com estudantes do primeiro ano para promover conselhos.

Das 15 às 15h30- Sessão Plenária IV- Experiência de Engenharia de Software.

Das 15h30 às 16h – Sessão Plenária V- Aprendizagem auto-orientada baseada em sistemas inteligentes no local de trabalho – SELF-ORIENTED LEARNING BASED ON INTELLIGENT SYSTEMS INTO THE WORKPLACE.

Das 16h30 às 17h. Sessão Plenária VI – Utilizando um projeto de pesquisa como apoio à sala de aula. O caso da preservação digital de manuscritos históricos degradados na Escola de Engenharia na Universidade de Buenos Aires. USING A RESEARCH PROJECT AS CLASSROOM SUPPORT. THE CASE OF DIGITAL PRESERVATION OF DEGRADED HISTORIC MANUSCRIPTS AT THE SCHOOL OF ENGINEERING IN THE BUENOS AIRES UNIVERSITY.

Das 17 às 17h30 – Sessão Plenária VI I- Incorporando um sentido de história no currículo de computação: Influências históricas num conjunto de instruções de um CPU personalizado. EMBEDDING A

Programação completa: http://www.edunine.eu/

Confira a matéria produzida pelo telejornal Caderno Regional – Santa Cecília TV – sobre a abertura do evento  http://migre.me/wo4cB