Os alunos do Colégio foram destaque na natação e no tênis de mesa no campeonato que é considerado uma miniolimpíada

Na maior competição estudantil esportiva do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, realizados na primeira quinzena deste mês em João Pessoa (PB), os alunos do Colégio Santa Cecília, Vitor Bibiano e Guilherme Teodoro, marcaram seus nomes com 3 medalhas de ouro e quatro de prata no tênis de mesa.

Logo na estreia, representando o Estado de São Paulo, a dupla santista ganhou medalha de prata por equipes, na categoria 15 a 17 anos, em partida acirrada com os jogadores de Santa Catarina. O placar fechou em 3X2.

No dia seguinte, mais duas medalhas. Os meninos venceram os adversários do Paraná por 3 sets a 0, conquistando a medalha de ouro (dupla masculina). O bronze ficou com as duplas do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em seguida veio mais uma a prata, dessa vez na partida de duplas mista, com Vitor e Luana.

Os jovens e promissores atletas encerraram suas participações com medalhas também na categoria individual masculino. Ouro para Guilherme e prata para Vitor.

A vaga para os Jogos Escolares da Juventude foi conquistada após os estudantes terem vencido todos os confrontos da fase estadual, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), realizados em São Caetano do Sul e Americana, em outubro.

Natação – Outro aluno do Colégio Santa Cecília, André Luis Souza, também conquistou a medalha de ouro. Ele venceu a prova mais rápida da natação (50m livre) dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 15 a 17 anos, na tarde da última sexta-feira, na Vila Olímpica Parahyba. Souza terminou com o tempo de 23s92.

Ainda na sexta-feira, André Luis Souza e Diego Ruiz Gonçalves ganharam bronze no revezamento 4x50m livre. Além de representar o Colégio Santa Cecíla na competição, os dois atletas fazem parte da equipe juvenil da Unisanta.

No sábado, André foi vice-campeão nos 100m livre, conquistando sua terceira medalha. No último dia de competição (domingo) André Calvelo volta a se destacar, conquistando mais uma medalha: bronze, nos 200m livre. Também ficou entre os melhores da competição Diego Ruiz, 4º colocado nos 100m costas.

“Esse foi o melhor tempo da minha vida – referindo-se aos 50m livre”, vibrou André Luis, de 16 anos, fã do campeão olímpico da prova em Pequim 2008, o brasileiro Cesar Cielo, e do campeão olímpico em Londres 2012 e prata no Rio 2016, o francês Florent Manaudou

Time Unisanta – Ainda brilharam no campeonato as atletas da Unisanta Larissa de Almeida Claudino e Rafaela Rosa Duarte da Silva. Elas foram campeãs e recordistas no revezamento 4x50m livre. Larissa também subiu ao pódio nos 50m borboleta (medalha de ouro) e Rafaela garantiu a 4ª colocação nos 100m costas.

Sobre os Jogos Escolares – Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, com apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Reúnem jovens de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A fase nacional abrange atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Na edição de 15 a 17 anos são disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.