A experiência da Santa Cecília como TV educativa e regional, também pioneira no País entre as educativas em transmissão HD, foi apontada como exemplo para o País pelas autoridades presentes ao programa especial ao vivo que marcou o 14º aniversário da Santa Cecília TV e ao 12º aniversário da Santa Cecília FM, no dia 26/1.

Com 50 programas produzidos na Baixada Santista, o Sistema Santa Cecília de Comunicação vai ao encontro dos eventos de interesse da Região, divulgando em detalhes assuntos que dificilmente são mostrados em emissoras repetidoras de programas. Marcelo Teixeira, diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, mencionou a cobertura total do Carnaval Santista, da encenação do teatro de São Vicente, o Baile de Máscaras de Praia Grande e reivindicações da comunidade.

“Também preservamos a memória musical. Mantemos um trabalho diferenciado de arrojo, ousadia, ética, seriedade e solidariedade”, afirmou Marcelo Teixeira.

Foi um programa descontraído, que se transformou em homenagem pelos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília, e pelo aniversário de Santos. “Eu tenho orgulho de ter me formado na Universidade Santa Cecília, devo muito à minha formação na Unisanta”, afirmou o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que estudou Engenharia na Universidade. Ele cumprimentou a Família Teixeira pelo seu empreendedorismo em prol do desenvolvimento da educação, em todos os níveis.

Por coincidência, a maior parte das autoridades presentes tinha um ponto em comum: foram professores da Universidade, como a deputada Federal, Telma de Souza; ou ex-alunos da Unisanta, como o prefeito de Santos, além da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, que se licenciou em Química.

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, disse que a Santa Cecília TV é um espaço que presta um serviço público de qualidade excelente, com a participação de profissionais de comunicação destacados. “Por aqui passaram e passam profissionais de carreira sólida”, acrescentou o secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, opinião compartilhada pelo vereador, Antônio Carlos Banha Joaquim.

O prestígio da Santa Cecília TV também foi medido pela presença maciça de pessoas ao pedágio promocional realizado na Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga. Houve sorteio de brindes, entre eles miniinfláveis, pen-drives, camisetas e CDs comemorativos em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat.

As últimas conquistas do Complexo Educacional Santa Cecília foram lembradas pela Profª Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e pela Profª Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente, reitora e diretora-presidente.

Lúcia mencionou o ótimo desempenho dos alunos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – aplicado pelo MEC, para os cursos avaliados em 2009: Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Com as últimas pontuações no Índice Geral de Cursos, que leva em conta o ENADE, a Unisanta lidera o ranking entre instituições de ensino superior na Baixada. Lembrou que, no oitavo andar do prédio onde funciona a TV, estão os estúdios de jornalismo.

A reitora se referiu ao sucesso de ex-alunos, que exercem funções importantes em empresas no País e no Exterior, e lembrou a formação plena oferecida em diversas áreas do saber. “É uma universidade aberta e plural”.

Estiveram ainda presentes o empresário Reuben Nagib Zaindan, diretor do Sistema de Comunicação Costa Norte, e o diretor regional do Sindicato dos Jornalistas de Santos, Carlos Alberto Ratton.

TV Digital – A programação da Santa Cecília TV está sendo transmitida em alta definição desde dezembro. A tecnologia da TV digital proporciona aos telespectadores qualidade superior de som e imagem, maior campo visual e profundidade. Com o novo sinal, o público também pode assistir, sem custo algum, à Santa Cecília TV em aparelhos portáteis e em movimento, como: celulares, GPS ou DVD automotivo com receptor digital.