Mídia e Cidadania é o tema do primeiro debate da 8ª Semana Ceciliana de Artes e Comunicação, dia 17/10, na Universidade Santa Cecília, com os jornalistas Caio Túlio Costa, ex-ombusdman da Folha de S. Paulo e Celso Falashi, coordenador do Portal Texto Vivo; o deputado federal Orlando Fantazzini, coordenador da Campanha Contra a Baixaria na TV e membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara; Suely Morgado – vereadora e presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos. O debate será no anfiteatro I do Bloco D, 4º andar.

No Anfiteatro do Bloco E, no mesmo horário, haverá a palestra Evolução do Rádio na Propaganda, com os convidados: Arthur “Tula” Minassian, presidente da Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (APROSOM) e sócio e produtor executivo da Play It Again; João Baptista Assumpção, vice-presidente de Criação da agência Contexto; José Luiz “Zelão” Nammur, publicitário, compositor e produtor musical e Lula Vieira, sócio-diretor da VS Propaganda, autor de livros sobre comunicação e marketing, eleito sete vezes o Publicitário do Ano.

A importância do Marketing em Shopping Centers será o tema abordado pelo Gerente de Marketing do Praiamar Shopping Center, Martinho Tadeu Polillo, no Anfiteatro II do Bloco D, 4º andar, para os estudantes do Curso de Gestão em Negócios da Moda.

Durante todos os dias, haverá oficinas, exposições e apresentação do grupo musical DNArte e do grupo teatral TEP.

Manhã – Dia 17, às 9h, na Sala Multimeios (Bloco E – sala 816 – 8ª andar), haverá a primeira palestra do ciclo Comunicação Integrada na Publicidade, com a professora Giovanna Capomaccio, pós-graduanda da USP. O tema será A Convergência das Mídias na Publicidade. Os estudantes de Jornalismo assistirão também, às 9h, na sala 317 do Bloco M, a palestra com o supervisor de Comunicação e Marketing do SFC, Humberto Challoub, sobre Assessoria no Futebol – O case Santos F.C., com o tema Novas perspectivas para o mercado de trabalho. Challoub é diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade.

Oficinas e intervenções – Às 19h de segunda, acontecem os seguintes eventos:nos pátios dos blocos D e E, Intervenções, com apresentação de malabares, mágica, hip hop, tatuagem e monociclo, evento reapresentado nos dias 19 e 20/10.

A Oficina de Serigrafia será coordenada por André Fernandes, na sala D-53 e Oficina Break Negão, no pátio do Bloco E. A Oficina de Grafite, coordenada por Felipe Serafim de Lara Costa, nos blocos D e E, será realizada dias 18 e 19, neste mesmo horário e local.

Para os interessados em fotografia, haverá, na Galeria de Arte do Bloco M, a mostra fotográfica da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (ARFOC) e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, sobre o tema A cobertura da Pára-Olimpíada da Grécia 2004. A coordenação é do professor Luiz Nascimento.

As oito metas para o milênio e o compromisso da mídia será o tema do painel de exposição dos alunos de Jornalismo, sob coordenação da profª Ivanéa Pastorelli, também na Galeria de Arte.

No dia 18/10, a Semana Ceciliana de Artes e Comunicação tem início às 9h, com as palestras: Construção de Marcas e Branding, ministrada pela Professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), Audrey Duarte. Ela falará sobre a Comunicação Integrada na Publicidade, na Sala Multimeios, bloco E, 8ª andar. Gerson Moreira Lima ministra na sala 821 do Bloco E, a palestra Sala de Imprensa Virtual.

Jorge Gutierrez e André Rittes serão os palestrantes da Oficina de Televisão Reportagem de Rua, que acontece no estúdio de TV do 8º andar do bloco E, e que será realizada também às 9h.

No período noturno, a partir das 19h, haverá nos pátios dos blocos D e E, apresentação do grupo de teatro Orgone e bate papo com diretor do grupo.

Às 19h, acontecem as oficinas: Cibele Mascarenhas é a coordenadora da Oficina de Tatuagem de Henna, na sala D 55. A Oficina de Caricatura acontece na sala 56, no Bloco D. Na sala D 53, André Fernandes coordena a Oficina de Serigrafia, que será realizada também no dia 19/10 no mesmo local e horário.

Ainda às 19h, no Anfiteatro do Bloco E (4ª andar), Ricardo Nucci – diretor de atendimento da Agência Talent, ministra a palestra A necessidade do Planejamento Estratégico.

Às 19h30, na sala 816, no Bloco E, haverá a mesa-redonda Relações entre Jornalismo e Publicidade – Cross Mídia, coordenada pelos professores Fernando De Maria e Marcus Vinicius Batista.

Quarta, dia 19/10, às 8h, na sala Multimeios, no 8ª andar do Bloco E, ministrada por Arminda Costa, do Jornal A Tribuna e professora da FaAC, sobre o tema Branding Experience no Marketing Esportivo.

Às 9h, Denize Mizuguti, da TV Mar e professora da FaAC, ministra o tema VídeoDesign e Direção de Arte para Vinhetas de TV, na Sala Multimeios (8º andar).

Na sala 428, do Bloco M acontece a Oficina de Fotografia, às 9h, com o tema A reportagem fotográfica, que também acontecerá às 19h, na sala 816 do Bloco E, sob coordenação de Luis Nascimento e Oficina Design de Jornalismo, coordenada por Márcia Okida. A primeira será às 9h30, na sala 428 e reapresentada à noite, às 20h30, na sala 816. No dia 19/10, as oficinas serão realizadas também à noite, no mesmo local, respectivamente.

À noite, o evento recomeça às 19h, no Anfiteatro do Bloco E (4º andar), com a palestra Tá difícil. Mas ainda dá!, ministrada pelos convidados: Octávio Schiavon – redator da agência Fischer América e Fernando Carreira – Diretor de Arte da Agência Fischer América.

As oficinas realizadas às 19h, serão: Oficina de Trupe de Rua, coordenada por Jose Augusto Garcia (Zeca), na sala D 54 e Oficina de Teatro, coordenada por Felipe Alves, no Anfiteatro I do Bloco D

Dia 20/10, às 9h, o evento prossegue com a seguinte programação: Ciclo de Palestra Comunicação Integrada na Publicidade, com o tema Marketing Cultural e Mídia: Cases de Audiovisual e Eventos, ministrada pelo jornalista e professor da FaAC, Edison Delmiro, na Sala Multimeios.

O minicurso Racismo e Mídia no Brasil será realizado pelo professor Marcus Vinícius Batista, na sala 321 do Bloco M, enquanto a Oficina de Texto será ministrada pela profª Valéria Nader, neste mesmo local, às 10h30.

A partir das 19h, tem início o ciclo de palestras Alternativas em Mídia, com a sócia-diretora da Targget House Media Services, Eliane El Badouy Cecchettini, no Anfiteatro do Bloco E, às 19h30, na sala 816, também no Bloco E.

E ainda: Arte e Sociedade, palestra feita pelo grupo Bijari, no Anfiteatro I do Bloco D; Jornalismo On-Line- 12 anos do Jornal Digital, ministrada pelos professores Darrell Champlin, Alexandre Sobrino e Daniela Aragão, na sala 217 do Bloco M.

Às 19h30, no Anfiteatro 2 do Bloco D, haverá o debate Jornalismo e Rock na cabeça, realizado pelos Jornalistas Lane Valiengo, José Roberto Fidalgo, Chico Marques e Eduardo Cavalcanti e pelos debatedores: professor Helder Marques e o jornalista Lucas Tavares.

Dia 21/10, às 9h, a palestra: Ética e verdade no Jornalismo, será feita pelo professor e mestre, Marcus Vinicius Batista, na sala 321 do Bloco M. O Ciclo de palestras Comunicação Integrada na Publicidade , será realizado por Priscilla Sarah L. Messaros – mestranda da UMESP e professora da FaAC e tratará do tema Estratégias de “Marketing Total”, na sala Multimeios.

Às 19h, nos pátios dos blocos D e E, o evento será Técnicas de Tatuagem.

Às 19h30, no Consistório e Galeria de Artes os assuntos discutidos serão Os Dez Anos do Jornal-Laboratório Primeira Impressão e 12 anos do Jornal-Laboratório Digital On-Line. Participam do debate os professores Francisco La Scala Jr , Adelto Gonçalves, Fernando De Maria, Márcio Calafiori, Márcia Okida, André Sobral, Darrell Champlin, Alexandre Sobrino, Daniela Aragão e Eduardo Cavalcanti, respectivamente. Os docentes falarão sobre o tema Depoimentos dos Egressos de Jornalismo e Mostra Fotográfica.

Eventos Culturais- A partir das 19h, o público verá as apresentações da Escola de Samba X-9, do Teatro Experimental de Pesquisa (TEP), com Performance da Prof.ª Erika Karnauchovas, e coordenação do prof. Gilson de Melo Barros. E do grupo musical DNArte, coordenado por Márcia Okida. As apresentações acontecem de meia em meia hora, no térreo do Bloco E.