A importância do Sistema Santa Cecília de Comunicação (Rádio e TV Educativas) e do Complexo Educacional Santa Cecília (Colégio e Universidade) no desenvolvimento da cultura, educação e esporte no município de São Vicente foi destacada nas palavras do vereador Jabá, durante a outorga da medalha Cellula Mater da Nacionalidade ao presidente do Sistema e Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira. A cerimônia, que lotou a plenária do Legislativo vicentino, aconteceu na noite da última quinta-feira (14).
Autor da propositura, o vereador Jabá ressaltou ainda em seu discurso a evolução da Santa Cecília TV, emissora com 20 anos de atividades na região e oriunda da antiga TV Litoral, a primeira de São Vicente.

“Acompanho o trabalho da Família Teixeira desde o saudoso fundador Milton Teixeira e sei da dedicação desta família em tudo o que faz. A Santa Cecília TV é a única da região que transmite nosso debate eleitoral, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – nosso maior evento cultural -, além de diversas reportagens que são uma prestação de serviço e informação à população”, disse, com entusiasmo.

A solenidade foi aberta com a apresentação musical dos jovens do Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e considerado o maior programa sociocultural brasileiro. É formado por crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Outro ponto marcante da noite foi a exibição de um vídeo que mostrou um pouco da história e da evolução do Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Com depoimentos de Milton Teixeira (in memoriam), do vice-governador de São Paulo, Márcio França, do deputado estadual Caio França, do prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, entre outros, as imagens e narração do jornalista Irineu Gomes enfatizaram a estreita ligação da emissora com a cidade vicentina, seja na cobertura de grandes eventos como no relato do cotidiano dos moradores da primeira vila brasileira.

Antes de seu pronunciamento e da entrega da honraria, Marcelo Teixeira recebeu várias homenagens. Tiago, filho do vereador Jabá, entregou um kit da Casa das Bananadas, tradicional doceria da cidade, fundada em 1921, lembrada com carinho pelo Pró-Reitor, pois o local era visitado pela família na época de sua infância.

O jovem atleta Kawã, da Associação Esportiva e Cultural Unidos da Sete e da escola de base do Santos FC, deu uma camiseta do time a Teixeira. Representando os projetos futuros e as ações sociais já desenvolvidas pela instituição em São Vicente, o estudante Gabriel, da Escola Municipal Prefeito José Meirelles, do bairro do Quarentenário, também fez a entrega de uma lembrança.

Discurso do homenageado – Bastante emocionado, Marcelo Teixeira dividiu a homenagem com sua família, professores, colaboradores e alunos do Complexo Educacional e de Comunicação, além dos amigos. Teixeira falou sobre a marcante presença da Santa Cecília TV, a primeira emissora da região a transmitir em sinal HD, retratando o crescimento do Sistema de Comunicação, que surgiu a partir da primeira emissora de São Vicente, a TV Litoral, e hoje tem alcance no mundo todo através do Santa Portal, pela internet.

Agradeceu à Câmara Municipal de São Vicente, que aprovou por unanimidade a propositura do vereador Jabá de outorgar a medalha. Disse que a figura do autor da homenagem representa muito bem a filosofia do Santa Cecília, a de contribuir com a formação e desenvolvimento dos cidadãos. Jabá saiu do interior de Alagoas com 18 anos e iniciou sua trajetória em São Vicente vencendo obstáculos rumo ao seu objetivo, proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas de origem simples como ele. Em 2016 Jabá disputou seu segundo pleito eleitoral,sendo eleito o vereador mais votado da área continental e o terceiro mais votado da cidade.

“Cada homenagem que recebemos tem um instante especial em nossas vidas. Essa nova outorga de São Vicente, onde temos também o orgulho de ser Cidadão Vicentino, título concedido em 2005, nos dá imensa alegria e responsabilidade ainda maiores. Fazemos questão de manter as origens da nossa TV em São Vicente, através da torre de transmissão instalada no morro do Voturuá. Mantemos nosso compromisso de oferecer uma programação educativa voltada aos assuntos metropolitanos, participando de uma maneira direta na evolução e progresso da nossa região”.

O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, falou sobre a importância da homenagem à família Teixeira e ao Sistema de Comunicação. “A Câmara de São Vicente, de maneira muito assertiva, faz essa homenagem à família Teixeira, que tem conduzido de maneira brilhante o Sistema Santa Cecília de Comunicação e o Complexo Educacional Santa Cecília. Têm sido divulgadas as riquezas de nossa região e valorizados os debates locais, o que nos faz honrados em entregar essa medalha ao Marcelo Teixeira”.

A mesa solene foi composta também pelo presidente da Câmara, Wilson Cardoso, o deputado estadual, Caio França, a esposa de Marcelo Teixeira, a pedagoga educacional Valéria Simões Teixeira, além da reitora e da presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira, respectivamente.

Da família Teixeira também estavam presentes as fundadoras Nilza Teixeira e Emília Maria Pirilo, além de Marcelo Teixeira Filho e Caroline Simões Teixeira, filhos do homenageado.