Dentre 142 projetos inscritos no País, o grupo ficou em segundo lugar. O Projeto Limites – Dramaturgia para Ônibus Urbanos,  retornará ainda neste ano, com espetáculo natalino.

O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta) foi contemplado com edital lançado pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria Estadual da Diversidade Cultural, que trata de políticas públicas para o fomento a atividades culturais de cunho popular e tradicional.

Dos 142 projetos inscritos com abrangência nacional, a serem implantados no estado de São Paulo, o TEP conquistou o honroso segundo lugar com o PROJETO LIMITES – Dramaturgia para Ônibus Urbano. Ainda neste ano,  o TEP fará apresentações em ônibus da cidade, sob a forma do espetáculo itinerante As Cirandas de Maria, informa Gilson de Melo Barros, diretor do grupo.

O Projeto  Limites foi criado em 1999, a partir do empenho do grupo pela busca de lugares não tradicionais, alternativos, para a encenação teatral, ensejando um público não exatamente acostumado aos espetáculos desta natureza, “acabando por orientar-se e apropriar-se dos transportes coletivos como palco para suas intervenções”.

Naquele ano, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Viação Piracicabana e Unisanta, a ação teve início com intervenções nos ônibus urbanos da Cidade, percorrendo aleatoriamente diversos dos seus bairros com a encenação do Auto Profano As Bodas de Gaia, fazia suas apresentações sempre aos finais de semana, causando notável a repercussão.

“No ano seguinte, corrigidas as discrepâncias observadas na “estreia”, o grupo voltou aos coletivos com novo itinerário e repertório renovado.

Como percurso, o espetáculo limitou-se às linhas dos ônibus que atendem a orla da praia, do José Menino à Ponta da Praia, com paradas estratégicas e apresentações relâmpagos por praças ou recantos turísticos, como o Aquário Municipal, a Praça das Bandeiras e o Emissário Submarino. Essas paradas, com horários já pré-determinados, além de atender a um público a caminho da praia, também serviam  para ajustar-se a convidados e a receber a imprensa.

O espetáculo “renutriu-se de religiosidade,  ao abordar,  em seu conteúdo,  costumes referentes aos festejos que celebram o ciclo natalino, em Lapinhas, Presepes e Pastoris”. Segundo o diretor. No  Brasil afora, essas festas tradicionalmente são comemoradas entre os meses de novembro e janeiro. O que era “bufo”  tornou-se um Auto de Natal, recheado de rimas e cantorias tradicionais.

“As mudanças agradaram em cheio, e a nova peça – As Cirandas de Maria, com os mesmos apoiadores, sempre no mesmo período, passou a percorrer a orla santista por mais 12 anos ininterruptos, trazendo alegria e devoção aos usuários dos ônibus e lugares por onde passava, acrescentando ao verão santista todo o espírito da natividade”, afirma o .

O espetáculo chegou a apresentar-se  em Bertioga, Peruíbe e Guarujá, com boa recepção. Vieram tempos difíceis e o projeto foi paralisado. “Entretanto, com o presente edital, felizmente, o grupo poderá voltar às ruas no próximo natal com energias e roupagens renovadas”, afirma Gilson de Mello Barros.

Com direção do seu criador, que assina também a direção do espetáculo, o Cirandas de Maria Maria ARIA preservará nessa edição também a formação do seu elenco original, formado por Bruna Telly, Camila Baraldi, Déia Oliveira, Ernani Sequinel, Fabíola de Moraes e Márcia Marques, trazendo como ator convidado Tales Ordakji, figurinos e adereços por Lindalva Parolini e produção de Maurício Garcia.