Incentivar a cultura e mostrar a importância do Centro Histórico de Santos. Esse foi o objetivo da palestra ministrada pelo arquiteto Ney Caldatto, sobre o programa Alegra Centro, da Prefeitura Municipal de Santos, para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília.
“Quem já andou no bondinho?”. Com essa pergunta, o arquiteto iniciou a palestra e abordou a importância de conhecer a história e a trajetória do município onde vivem. “As pessoas têm que visitar os pontos históricos da cidade. Só dessa maneira iremos conseguir o apoio da população. Resgatar esse conhecimento histórico com os jovens é essencial para a preservação da cultura”.
O professor de matemática do Colégio Santa Cecília, Júlio Pereira Neto, deu destaque para a oportunidade de uma orientação profissional. “Iniciativas como esta possibilitam aos jovens, no último ano escolar, uma oportunidade de conhecer uma profissão com um profissional expoente na área”, disse, referindo-se à Arquitetura.
Alegra Centro – é um programa de revitalização e desenvolvimento da região central histórica de Santos. Visa à retomada do desenvolvimento socioeconômico do Centro e, conseqüentemente de toda a cidade. O Alegra Centro dá apoio à implantação e ao funcionamento de atividades e empreendimentos, através de iniciativas voltadas ao comércio e ao turismo, em conjunto com a valorização da paisagem urbana e do patrimônio cultural. O programa prevê isenções fiscais para os novos empreendimentos que forem instalados na região central em Áreas de Proteção Cultural (APC).