O equipamento Suporte do Peso Corporal auxilia pacientes com membros inferiores amputados e com distúrbios do controle postural a voltar para atividades cotidianas.

Com o objetivo de ajudar pessoas que necessitam de auxílio para fazer movimentos do cotidiano, como andar e até ficar em pé, alunos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica criaram, em 2012, equipamento Suporte de Peso Corporal, que permite o treino precoce de marcha, proporcionando adaptação do paciente às atividades mais simples. O aparelho permite aos pacientes ganho funcional, condicionamento e evita sequelas.

O fisioterapeuta também consegue trabalhar com o paciente sem precisar preocupar-se em apoiar o paciente durante os treinos de marcha, e poderá se dedicar exclusivamente ao treinamento de caminhadas.

Essa inovação no tratamento de pessoas que precisam de auxílio atraiu o interesse da Associação Mato-Grossense de Equoterapia (AME), uma entidade sem fins lucrativos que atua na reabilitação de pessoas, usando o cavalo como principal ferramenta. Iniciará neste ano o atendimento de fisioterapia e se interessou pelo Suporte de Peso Corporal, para um melhor resultado.