A professora e pesquisadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Alexandra Sampaio, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade, e Matheus Ruiz, da equipe do NPH-Unisanta, participaram do Workshop PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) Ressaca Litoral Norte, realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na última quarta-feira (26/06), na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

Os membros do NPH-Unisanta realizaram uma apresentação dos trabalhos feitos pelo órgão e do Sistema de Previsão Meteoceanográfica, de alerta a ressacas e de base de dados do Estuário e Baía de Santos. Estiveram presentes também membros do Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, Somar Meteorologia e da Marinha do Brasil.
A abertura do evento foi realizada pelo vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, que falou sobre a importância da implantação de políticas públicas eficazes e preventivas em defesa da população.