Unisanta prorroga prazo de inscrição para o Programa de Iniciação Científica 2018-2019

306

Estão abertas as inscrições para a seleção de projetos de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), para o período 2019-2020. Os alunos interessados deverão submeter seus projetos até o dia 30 de abril, na plataforma de pesquisa: http://pesquisa.unisanta.br/

Entre as modalidades compreendidas pelo PIC-Unisanta estão: Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIc-CNPq); Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIT-CNPq);  Auxílio concedido pelo Programa Interno de Iniciação Científica da Unisanta (PIC-Unisanta);  Individual sem Auxílio e Grupo sem Auxílio.

De acordo com a diretora do Centro Institucional de Pesquisa da Universidade, Profa. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, “a iniciação científica é considerada como uma oportunidade de inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa, o que permite aprimorar sua formação em nível superior, além de obviamente iniciar a formação daqueles que apresentam vocação para a pesquisa”.

Ainda segundo Brigitte, “a participação no programa permite desenvolver profissionais mais preparados para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente, além de aproximar o aluno da sociedade, permitindo uma maior interação entre a prática e a teoria. Além disso, diferentes cursos da Unisanta têm desenvolvido tecnologias e soluções criativas através de projetos interdisciplinares”.

Para participar – Os interessados deverão estar regularmente matriculados até o antepenúltimo semestre de qualquer curso de graduação da Unisanta. Precisarão elaborar, junto ao professor orientador, um projeto de pesquisa segundo as normas científicas e inscrevê-lo na plataforma de pesquisa. É obrigatório o registro do currículo na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/).

Para concorrer a uma bolsa de IC, o aluno não poderá possuir vínculo empregatício para poder se dedicar às atividades exigidas. Se o estudante trabalhar ou já tiver uma bolsa, poderá solicitar vaga como voluntário, ou seja, sem receber o apoio financeiro. Também podem se candidatar aqueles que possuem bolsa do PROUNI ou FIES.

Todos os projetos serão analisados por uma comissão interna composta por professores pesquisadores, com vasta experiência científica. Os melhores projetos de pesquisa para bolsas PIBIc-CNPq, PIBIT-CNPq e Auxílio PIC-Unisanta receberão desconto na mensalidade de R$ 400,00, por um ano, podendo ser renovado.

Após seis meses os alunos deverão entregar relatório das atividades. Ao final dos 12 meses, deverá ser entregue relatório completo, com os resultados obtidos, sendo que estes deverão ser apresentados no COBRIC e CONIC.

O edital está disponível em: https://www.unisanta.br/arquivos/Edital_2019_2020.pdf

“A iniciação científica é a porta de entrada para a Pós-Graduação. Sabe-se que o tempo a ser dedicado para alcançar esta meta é longo, mas a perseverança, a criatividade e a comunicabilidade são as chaves para o sucesso nesta atividade. Os estudantes que participaram da iniciação científica têm melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, possuem treinamento para atuar no coletivo, com espírito de equipe e detém maior facilidade de falar em público e de se adaptar às atividades didáticas futuras”, conclui a diretora.