por Ivani Cardoso e Erika Alencar 

Toda a renda da venda dos livros no lançamento de “Caminho para ver estrelas”, da escritora Lúcia Teixeira, dia 26/03, na Unisanta, foi entregue nesta manhã de quarta (02/04) para as entidades beneficentes Creche São Jorge, Associação Esculpir de Santos – Projeto Esculpir, LAM – Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas de São Vicente, Lar Santo Expedito e Casa Vó Benedita. A renda total arrecadada foi de R$ 17.500,00, sendo destinados R$ 3.500, para cada entidade. Nesse total estão incluídas também as vendas dos dois livros infantis da autora “Tudo é possível” e “O segredo da longa vida”, realizadas durante o lançamento.

“É um reconhecimento da luta dessas entidades que fazem esse trabalho essencial, por conta da falta de estrutura da família e da própria sociedade para atender crianças, jovens e idosos. Essa doação é uma forma de dar visibilidade para a atuação dessas entidades. Precisamos das instituições enquanto a sociedade não consegue resolver essa questão. Agradecemos o trabalho de vocês, essa é uma pequena ajuda nessa parceria. Haverá outros lançamentos e outras entidades também serão beneficiadas”, explicou Lúcia Teixeira.

Lucélia Bello Djrdjrjan, presidente do Lar de Assistência ao Menina e Menina de São Vicente – LAM, uma entidade criada há 25 anos. “Realmente essa doação vem no momento próprio porque algumas verbas demoramos muito para receber e estamos fazendo uma manutenção da casa e no atendimento das nossas 20 crianças que moram lá e mais 102 de creche. A Lúcia sempre faz essas doações nos lançamentos de seus livros, e nossos pedidos aqui no Santa Cecília são sempre atendidos”.

Elizabeth Rovai, diretora presidente da Casa Vó Benedita, explica o trabalho de sua entidade: “A Casa Vó Benedita tem três unidades. A unidade 1 abriga crianças encaminhadas pelo juiz, vítimas de mau trato, situação de risco e abandono, que permanecem na casa durante um tempo. fazemos o estudo social da família e quando esta não consegue se reorganizar o juiz encaminha para adoção. A unidade 2 é uma creche noturna, e durante o dia trabalhamos com 40 famílias. Na unidade 3 temos o curso de Jovem Aprendiz e atendemos uma base de 150 crianças e 40 famílias. Essa doação chega na hora certa, estamos com contas atrasadas, começo de ano é muito difícil para todas as entidades. Só temos elogio para esse envolvimento que a Família Teixeira tem com a parte social. A Lúcia sempre nos beneficia nos lançamentos de seus livros”.

Para o empresário José Chucri Neto, presidente da Associação Filantrópica Católica Ortodoxa Creche São Jorge, esse apoio é fundamental: “Temos 200 crianças, de 04 meses a 6 anos, em nossa instituição. Esse apoio é fundamental, essa solidariedade vem em muito boa hora para completar o custeio das nossas despesas mensais e implementar projetos relacionados à escola participativa, envolvendo globalização, sustentabilidade, globalização, entre outros. Nós acreditamos que a criança é a esperança do futuro”.

Roberto Andreazza, diretor do Projeto Esculpir, que fica na região do Mercado Municipal, também falou sobre as necessidades de sua associação: “Essa doação representa muito. Nosso projeto cuida das crianças dessa região degradada, muitas sem qualquer estrutura familiar. Nós tentamos proporcionar um mínimo de conforto para elas, oferecemos quatro refeições diárias, acompanhamos os estudos e fazemos o que é possível para que passem o dia no local e saiam das ruas. Essa ajuda representa muito, principalmente porque nossa entidade não recebe nenhuma ajuda governamental, somos todos voluntários”.

Fabiana Martins é coordenadora do Lar Santos Expedito, que atende atualmente 12 adolescentes trazidos pelo Poder Judiciário. “Eles moram no Lar provisoriamente, enquanto não são adotados ou retornem para suas famílias e acompanhamos em todas as áreas, de saúde, estudo e lazer. A Unisanta tem sido nossa parceira e agora, mais uma vez, Lúcia colabora com essa doação para atender nossas necessidades. Esse benefício será muito importante ajudar nos custos. Aproveitamos para convidar para a Noite da Pizza, que será no Santos Futebol Clube, no dia 7 de maio”, comenta.