Estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentam, neste sábado (8), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Automação de Nivelamento e Adequação de Quadripé de Produto de Defesa em Viaturas. O estudo pretende otimizar os processos de transporte e instalação de um radar móvel do Exército.

Na oportunidade, participarão da banca de examinadores o capitão Luciano Bovi de Lima e o tenente-coronel Carlos Henrique Martins Rocha, do Forte de Praia Grande.

O trabalho tem como objetivo propor uma nova peça utilizada na base do radar SABER M60. “Atualmente, esse suporte é composto de várias peças transportadas em maletas e que demandam certo número de militares e tempo para sua montagem. Os alunos criaram uma peça nova para a base do radar, deixando o sistema mais fácil, reduzindo o número de pessoas em sua montagem e auxiliando o seu transporte”, explicou o coordenador do curso e um dos orientadores do projeto, Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino.

O grupo é formado pelos alunos Guilherme Eduardo Silva Magalhães, José Fernando Sá Filho, José Vitor Messina, Luiz Paolucci Vieira, Lucas dos Santos Dantas e Vinicios Félix dos Santos. Eles tiveram como orientadores o Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino e o Prof. Msc. Valmir Demarchi.

De acordo com o site do Ministério da Defesa, o SABER M60 é utilizado pelas tropas brasileiras desde 2012 e foi empregado inclusive nas operações em prol dos grandes eventos sediados pelo Brasil nos últimos anos. Ele permite rastrear alvos em um raio de 60 quilômetros, transmitindo informações em tempo real para um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAA).