A partir de 2007, o intercâmbio de alunos da Universidade de Pittsburgh (EUA) e a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) poderá ser ampliado, passando a contar com o desenvolvimento de projetos conjuntos entre as instituições. O interesse foi manifestado pelo diretor Dan Budny, que presidiu a comitiva de 30 alunos americanos em visita ao Campus da UNISANTA, no dia 12/05.

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de Pittsburgh visita a Instituição, como parte do programa Imersão Cultural, desenvolvido pela Universidade dos EUA com países como Alemanha, França, China e Chile. O objetivo do projeto é fazer um “mergulho” na história, cultura e educação de outros povos, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos.

Elogios – O prof. Budny elogiou a metodologia de ensino, infra-estrutura e o perfil do corpo docente da UNISANTA. “Não encontramos laboratórios como esse nos cursos de graduação nos Estados Unidos”, afirmou o diretor, referindo-se ao Laboratório de Operações Unitárias da Faculdade de Engenharia Química.

A habilidade em projetar e construir os módulos educativos de Engenharia Química, os quais reproduzem unidades industriais em tamanho reduzido, também foi alvo de comentário positivo do grupo. “Através de sistemas simples é possível ensinar temas complexos”.

O relacionamento entre professor e aluno também despertou a atenção do diretor americano. De acordo com Budny, os professores da UNISANTA não se colocam em posição superior ao aluno, a exemplo do que ocorre nos EUA.

No Brasil, a visita é coordenada pelo Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências (COPEC), do qual estavam presentes o Dr. Cláudio da Rocha Brito e a profª. Melany Ciampi, presidente e vice-presidente, respectivamente.

O grupo foi recebido pela Alta Direção da Universidade, pelo Diretor das Faculdades de Engenharia, Antonio de Salles Penteado, e o Coordenador de Estágios Internacionais e Diretor da Pós-Graduação, Aureo Pasqualeto Figueiredo.

Além do Laboratório de Operações Unitárias, os universitários de Pittsburgh conheceram o Laboratório de Ecotoxicologia, o Sistema Santa Cecília de Comunicação, o Complexo Poliesportivo e as Clínicas de Odontologia e Fisioterapia.