Baixada se consolida como pólo universitário
A Reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dra. Sílvia Teixeira Penteado, aparece com destaque na matéria Baixada se consolida como pólo universitário, publicada no Caderno Especial Perspectivas pelo jornal A Tribuna, em 28 de dezembro de 2008, pág.F.22.
Sílvia menciona as novas opções de trabalho e de cursos em Logística, Meio Ambiente e Engenharia de Petróleo e Gás, mas lembra que o progresso previsto na Região incrementará a procura por mais profissionais de quase todas as áreas.
Cita as profissões ligadas à infra-estrutura e ao desenvolvimento urbano, como arquitetura e urbanismo, as relacionadas à qualidade de vida, educomunicação, saúde e sustentabilidade, seguindo uma tendência de interdisciplinaridade.
Em outra página (F-23), com o título Áreas de Petróleo e Porto já somam mais de 15% das vagas, Sílvia analisa a questão dos cursos superiores oferecidos para atender à demanda que o esperado desenvolvimento da Baixada Santista deverá ocorrer como um todo.
Segundo ela, o desenvolvimento de pesquisas junto ao mercado também tem trazido outras perspectivas em relação às mudanças curriculares. Trata-se do profissional que vai trabalhar com comunicação e será capaz de gerenciar as novas tecnologias de informação.
“O petróleo é como a locomotiva. Na medida em que chega o progresso, isso acaba repercutindo também para toda a sociedade”, afirma o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Aureo Pasqualeto Figueiredo”.

Estudante escolhe a Unisanta

Na mesma reportagem sobre vagas em cursos superiores, é mostrado um perfil da estudante Lia Mara Zezília da Silva, de 18 aos. Vinda de Pariquera-Açu, trabalhou inicialmente em empresas ligadas à saúde. Ao –perceber que o curso de Engenharia de Petróleo era uma ótima oportunidade para o mercado de trabalho, procurou a Unisanta, que tem o primeiro curso de Engenharia da Região, tradição na área e lançou o primeiro curso de Engenharia do Petróleo na Baixada. Ela passou no Vestibular e começará suas aulas em fevereiro.