O Dia do Enxadrista será comemorado em 1º de dezembro, conforme projeto de lei do vereador Bruno Orlandi, apresentado à Câmara Municipal de Santos, para aprovação do plenário. O vereador se inspirou na ideia do aluno do Colégio Santa Cecília, Pedro Henrique da Silva Jonas, aprovada dentro do Programa Câmara Jovem.

Os projetos de Orlandi e de Silva Jonas visam a incorporação do Dia do Enxadrista ao Calendário de Eventos de Santos, instituído pela Lei Nº 3.265, de 12 de maio de 2016.

A propositura do aluno do Colégio Santa Cecília foi apresentada na sessão da Câmara Jovem do dia 4 de maio de 2016. O projeto Câmara Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santos que visa permitir ao aluno participar da rotina e entender o papel do Poder Legislativo Municipal.

A data escolhida para representar o dia do enxadrista seria o dia 1º de dezembro, que coincide com a data da conquista do vice-campeonato do Pan Americano de Xadrez Escolar, pelo santista Tiago Jonas, irmão mais velho de Pedro.