Aos 27 anos, ele estuda agora para se tornar um perfumista.  Além do mestrado em Paris,  Renan dá aulas on-line sobre Sustentabilidade para Finanças e Investimentos e Economia Ambiental, como professor assistente do PhD Carlos Vargas, na Universidade de Harvard.   

O engenheiro químico Renan Norbiate de Melo, ex-gerente em vinícolas norte-americanas premiadas, professor assistente  de Harvard, nos Estados Unidos, é um exemplo das oportunidades abertas por um curso de Engenharia Química de qualidade, como o da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Com apenas 27 anos (ele se formou aos 21),   agora ele faz um mestrado de prestígio na França, sobre perfumes, sem medo de encarar novos desafios.

Renan faz parte do seleto grupo de mestrandos do Master of Scent Design and Creation (Mestrado em Design de Essências e Criação) no ISIPCA – Instituto Superior do Perfume, Cosmética e Aromas Alimentares. Trata-se da mais renomada escola de perfumaria do mundo, com a IFF – International Flavors and Fragrances,  uma das lideres globais no segmento e patrocinadora o curso.  Ele aprende a trabalhar com 600 matérias primas naturais e sintéticas para a produção de perfumes e estuda os processo de obtenção delas.

Perfumes e vinhos, além da produção de outras bebidas e alimentos,  têm tudo a ver com Engenharia Química, ele diz.  Seu interesse  pela área foi  despertado por uma visita que fez aos laboratórios de Engenharia Química da Universidade, aos 15 anos de idade.  Muitos anos e alguns cursos de especialização depois, apesar dos prêmios e conquistas na vida profissional, ele se lança a novos desafios.

Seu conselho aos alunos:  o melhor momento para desenvolver seu potencial é durante a graduação. É  preciso sonhar alto, se aplicar e se arriscar.   “Não tenham medo de perguntar algo bobo e quase óbvio na sala de aula. Eu fui um desses alunos também e, acreditem,  fazia cada pergunta! Rsrsrsrs”.

Professor em Harvard 

No Verão de 2017, ele foi convidado pelo professor PhD Carlos Vargas, da Universidade de Harvard, para ser professor assistente no curso de Sustainable Finance and Investments (Finanças Sustentáveis e Investimentos) e,  em seguida,  no curso on-line de Environmental Economics (Economia Ambiental).

Tudo começou quando  o dr. Vargas fez uma visita à vinícola em que Renan trabalhava, em Connecticut. “Eu fico muito contente de poder dividir com os nossos estudantes todos os conceitos de sustentabilidade que apliquei na produção de vinhos, bem como trazer conteúdo das vivências anteriores,  como o tratamento de água e efluentes, produção de óleos vegetais, de papel e de celulose”, afirma.

Hoje,  Renan Norbiate trabalha on-line de Paris  com  dr. Vargas, este  localizado em Zurich, na Suíça, ensinando alunos do curso ao redor do mundo.  “Nós nos conectamos uma vez por semana via Zoom Conferences para as aulas e apresentações. Eu sou responsável por palestras dos temas de Água e Energias Renováveis bem como sobre investimentos em novas tecnologias”.

Um TCC  e as vinícolas

Sua carreira no exterior começou alinhada com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A ideia do TCC surgiu com a oferta de estágio da Terravant Wine Company, uma das principais indústrias vinícolas da Costa Central na Califórnia.

“Eles me permitiram explorar as metodologias de produção de vinhos e as análises de alguns vinhos brancos e rosés. Ao final destas análises,  pude criar uma conexão equacional entre o processo de fermentação, uvas utilizadas, temperaturas e tempo de fermentação”.

Logo após se formar, o TCC abriu portas para Renan fazer um estágio  no controle de qualidade da produção de espumantes da Mumm Napa, em Napa Valley.

Seu TCC foi orientado pelo prof. dr. Luiz Renato Bastos Lia, coordenador do curso de Engenharia Química da Unisanta. “Ele me ensinou como melhor conectar os conhecimentos de engenharia química, bioquímica (fermentação) e estatísticas com os conhecimentos de processos adquiridos durante a vivência técnica na indústria vinícola”, diz.

Inicialmente, Renan foi estagiário do laboratório. Realizava desde a coleta até  as análises físico-químicas, de atividades microbiológicas  e as análises organolépticas das   amostras de suco de uva, mosto (suco durante a fermentação) e vinhos em repouso, tratamento e também logo após engarrafados. (Análises organolépticas se referem às caractertísticas percebidas pelos   sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor).

Maiores responsabilidades

Sua contratação pela vinícola foi uma surpresa. “Meu contrato de estágio foi prorrogado e eles me ofertaram uma nova posição em que eu vim a supervisionar o controle de qualidade de toda a produção (620 vinhos por ano)”, conta ele. Aos poucos a empresa foi lhe dando maiores responsabilidades e mais projetos.

Quando se deu conta, estava tocando o controle de qualidade de quase 30 clientes de Custom Crush (Produção Personalizada) e mais de 500 lotes para produção da Terravant.

O trabalho na vinícola e seu interesse por vinhos  nasceram de um estágio no setor comercial de uma empresa que importa e exporta produtos químicos. Na época, ele  conduzia um projeto com um produto chamado PVPP (Polivinilpolipirolidona),  utilizado no refino e estabilização de polifenóis presentes nas uvas,  responsáveis pela coloração e aroma dos vinhos. “Eu sempre me interessei por cheiros, aromas e a composição de coisas, desde perfumes, flores, temperos, alimentos, matérias-primas naturais e processos industriais”.

Em agosto de 2016,  recebeu  a proposta para ser o Winemaker  (produtor de vinhos) e gerenciar uma vinícola em Connecticut, a Priam  Vineyards, onde permaneceu até setembro de 2017. Criou fórmulas para novos vinhos, foi avaliador de aromas, criou novas mesclas, agregou novas tecnologias e aos poucos dobrou a produção e gerou 30% de lucro comparado aos anos anteriores.  Esse foi o primeiro passo para sua ascensão profissional no exterior.  “A responsabilidade era grande e assumi clientes do México até o extremo sul do Chile”.

Prêmios e projetos

Renan Norbiate afirma que suas perspectivas de carreira mudaram bastante, após seis anos de formado. De  março de 2013 a fevereiro de 2015,  trabalhou como Engenheiro de Aplicações e Vendas, na Koerting do Brasil e, para este trabalho,  ele se especializou em tecnologia do vácuo e processos industriais (Instituto de Física – USP).

“Eu sempre fui encantado por processos e esta oportunidade me propiciou conhecer mais de 300 plantas industriais e seus diversos processos de produção,  desde chocolate a fertilizantes, refino de petróleo, além de acompanhar os processos da maior indústria de celulose do mundo”.

Outro fato que impulsionou sua carreira foram algumas viagens internacionais de aprimoramento e visitas a clientes na América Latina por um ano, que lhe permitiram imprimir uma nova identidade para os produtos das vinícolas que gerenciou.

“Usei a minha experiência na Terravant e em outras vinícolas para elevar a qualidade dos nossos vinhos ao seu máximo potencial e atender ao consumidor da região, desde Boston a New York City”.

“Surpreendentemente,  em 2017,  conquistamos dez  medalhas em competições internacionais em New York, Berlin e Sonoma, sendo a primeira delas, de ouro,  com meu estreante neste novo desafio,  o Blackledge White – uma mescla de Chardonnay e Riesling, floral e delicado com notas de frutas tropicais. Em seguida, vieram outras, até a mais recente medalha de ouro Dupla e melhor Vinho da categoria – em que apresentei um Riesling super especial que produzimos”.

“O amadurecimento profissional me deu bastante coragem para mudar (mais uma vez) o rumo da minha carreira”, diz.

Mudança de rumo

Com tanto sucesso na produção de vinhos, e no exterior, poucos se sentiriam confortáveis em mudar o rumo de sua carreira  para a de perfumista, em Paris, onde os franceses pontificam. Não foi o caso de Renan Norbiate.

Conta que, desde muito novo, sentia a vontade de trabalhar com cheiros. Sempre foi fascinado por perfumes e as emoções que eles despertavam nele. Na época de faculdade tentou alguns estágios nessa área, “mas não rolou”.

“Eu sou muito curioso, sempre pesquisei a respeito dos processos de produção de perfumes e como a engenharia química poderia me ligar a esta área. Desde aquela época, eu sabia que entrar para este universo tão restrito iria requerer uma estratégia de longo prazo”.

“O mundo dos vinhos me propiciou desenvolver parte dos recursos necessários para me tornar um bom perfumista, e hoje sou muito grato a isto. E o mais interessante foi perceber o quanto os processos de produção, maturação e desenvolvimento são muito parecidos para ambos,  vinhos e perfumes”.

Coragem para mudar

Voltar ao Brasil é sempre uma ideia, mas,  no momento, apenas um plano B. Seu curso de perfumista vai até junho de 2020. Tem alguns projetos profissionais no Brasil, mas sem datas de lançamento.

Essa inquietude, esse dinamismo, é aconselhável para qualquer pessoa? Renan confessa que é preciso ter um coração forte.

“Confesso que sempre exigi muito de mim e batalhei bastante para conquistar meus objetivos – e sou feliz assim. Esta receita deu certo para mim, eu moldei o meu perfil e sigo à risca, como uma dieta. Meu conselho neste caso é que o estudante se conheça bem, trace suas metas e nutra bem o seu corpo e mente. Que se dedique, se leve a sério. Isto já é bem mais do que metade do caminho”.

Renan acredita que somente o desequilíbrio traz o equilíbrio. Através de novos desafios e das nossas falhas podemos aprender a acertar e nos aprimorar. “Eu já fui muito mal em provas e também tomei bastantes não durante minha vida profissional. Não existe formula ou mágica, mas não pode desanimar, é preciso manter o foco e a dedicação. E claro, pensar positivo!”

Primeiros passos

Longe do Brasil e de Guarujá, onde nasceu, ele guarda boas lembranças do país, da cidade e da Unisanta.

“Guardo com muito carinho a lembrança da minha primeira visita à Unisanta logo após passar no vestibular. Eu tinha 15 anos e quis que minha mãe me acompanhasse, afinal queria uma segunda opinião do que eu iria definir da minha vida. Na época fizemos um tour com o prof. Lia, fomos ao Laboratório de Operações Unitárias, conhecemos alguns projetos  e toda a estrutura da faculdade”.

“Meus olhos brilharam mesmo quando chegamos ao 5º andar do bloco M e passamos pelas portas de vidro. Vi  cada um dos equipamentos de Operações Unitárias da Engenharia Química mostrando como ocorrem os processos das indústrias. E pensar que cada um deles reflete em produtos do nosso cotidiano foi fantástico”.

“Esse foi o momento em que eu tive a certeza de que esse era o curso que desejaria fazer e era ali que pretendia aprender. Este encantamento todo por ver tudo acontecendo nos equipamentos em vidro e em acrílico me levou a curtir muito o meu curso e a entender melhor como estes processos funcionavam”.

Renan Norbiate se refere aos módulos educativos produzidos naquele laboratório   da Unisanta e adquiridos por diversas instituições de ensino,  públicas e particulares. Embora  esses equipamentos sejam de  dimensões reduzidas, reproduzem fielmente as diversas operações que ocorrem nas indústrias.

Renan estagiou durante dois anos naquele laboratório, onde aprendeu não apenas o lado técnico da engenharia química, mas, como salienta,  também  os bons princípios de ética e uma visão humana essencial para o desenvolvimento de um bom profissional.

Importância da Faculdade

Destaca Renan Norbiate que o conhecimento obtido no Curso de Engenharia Química da Unisanta tem sido muito útil.   “O processo de obtenção de óleos aromáticos provém da destilação (em alguns casos,  fracionada) ou hidrodestilação,  para flores mais delicadas. No caso  dos absolutos aromáticos, é executada a extração com solventes, muitas vezes seguida de uma purificação. Os conhecimentos de processos industriais da engenharia química são fundamentais para determinar o grau de pureza e a qualidade de cada matéria-prima na composição dos perfumes”, explica.

“A cada dia surgem mais e mais processos inovadores para a obtenção de matérias-primas naturais conduzindo a um melhor aproveitamento delas. Não podemos nos esquecer também das moléculas sintéticas e artificiais, que vêm para nos auxiliar de forma sustentável a conseguir reproduzir cheiros que estão presentes em plantas e animais em extinção (ex.: algumas Orquídeas, Muscs, Civet, Castoreum)”.

“Eu digo com muito orgulho que a Unisanta foi base da minha formação como engenheiro químico. Graças aos professores com excelente base acadêmica e muita vivência profissional, tive a experiência de lidar com situações reais da indústria dentro das salas de aula e laboratórios.  Isto me deu a base fundamental para atuar com segurança e firmeza de que sabia muito bem como aplicar cada um dos conceitos e também como funcionavam os processos industriais que vim a lidar ao longo da minha carreira”.

Sobre os professores,  “que nos ajudam a nos espelhar nos profissionais que desejamos ser no futuro”, Renan Norbiate menciona  “ a tranquilidade, a firmeza e o dinamismo do dr. Luiz Renato Lia, a visão técnica e humilde do genial dr. Deovaldo de Moraes Jr. e a alegria contagiante da dra. Marlene Silva de Moraes”.

 

Conselho aos estudantes

“Eu aconselho os estudantes a se aplicarem ao máximo hoje, a darem seu melhor e a focarem no desenvolvimento de seu potencial. O melhor momento para fazer isto é agora – durante a graduação. Por experiência, posso dizer que isto irá ajudar a abrir portas para um futuro profissional melhor.  E digo de coração, não tenham  medo de se arriscar e de se aplicar  naquele trabalho ou estágio dos sonhos que podem parecer hoje impossíveis – você tem toda a base para chegar lá!”

https://environment.harvard.edu/courses/search/envr-e-138-sustainable-financeand-investments http://environment.harvard.edu/harvard-environmental-economics-program

Prêmios das vinícolas

2017 –  4th Annual Berlin International Wine Competition 2017 (Germany)

2016 Riesling, Cellar Select – Double gold medal winner, Best of Class.

2015 Salmon River Rosé, Winemaker’s Select – Bronze medal winner

2015  Gewürztraminer – Bronze medal winner

2015 Blackledge White (Chardonnay / Riesling Blend) – Gold medal winner

2015 Gewürztraminer – Bronze medal winner

Women’s Wine Competition (Sonoma)

2015 Gewürztraminer – Bronze medal winner

4th Annual Berlin International Wine Competition 2017 (Germany)