EDUCAÇÃO FÍSICA Nota 4 (de 1 a 5) do MEC, muito boa, na renovação de reconhecimento do Curso. 4 estrelas no Guia do Estudante.

OUTROS MOTIVOS PARA  ESTUDAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNISANTA:

– Forma alunos de prestígio mundial, como a pós-doutora Carla Luguetti, aprovada em concurso para a Victoria University,  em Melbourne, na Austrália.

– Alto nível de colocação de ex-alunos  no mercado de trabalho e em concursos, atuando como técnicos, atletas profissionais e preparadores físicos na área da saúde.

– Alunos atletas, além de professores, atuam em Jogos Pan-Americanos, Olímpicos e Paralímpicos, em várias categorias, entre elas:  natação, judô e tênis de mesa (técnicos e competidores).

– Atletas de renome mundial passaram pelo curso ou estudam nele, como os nadadores  Ana Marcela Cunha, tetracampeã mundial  de maratonas, André Luiz Calvelo, Prêmio Brasil Olímpico  em 2017,  e Júlia Sebastian e o nadador paraolímpico Carlos Farrenberg.

– Pioneiro no País em oferecer o que há de mais avançado e novas modalidades na grade curricular, como Stand Up Paddle e Surf.

– Os alunos atuam em diversas atividades práticas, encaminhando e dirigindo eventos esportivos, de promoção de saúde preventivos e na área de educação.

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional.

  • O Curso enfatiza a formação interdisciplinar com várias disciplinas integradas à saúde, administração, esportes, educação e empreendedorismo.

Importância do profissional –   O profissional de Educação Física é indispensável para supervisionar as atividades das quais todos necessitam, quando pensam em preservar a saúde física e mental. Na Unisanta, o aluno vai encontrar um Curso pioneiro, com o que há de mais avançado na área.

Estrutura esportiva  –  Entre outros diferenciais, despontam: a piscina  olímpica coberta e aquecida (50 metros) e a de apoio (20 metros); quadras esportivas cobertas; academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As instalações foram escolhidas para treinamento de seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Laboratório de Fisiologia e Saúde – Mestres e doutores orientam exercícios para atletas e grupos especiais como diabéticos, hipertensos, obesos e portadores de osteoporose, no Laboratório de Fisiologia e Saúde.

O Centro de Orientação e Prescrição de Exercícios Físicos para portadores de diabetes, hipertensão, obesidade e osteoporose, vinculado às atividades acadêmicas interdisciplinares da FEFESP e dos Cursos de Farmácia e Fisioterapia, mantém o Programa de Ginástica Laboral (referência nacional).

Objetivo – diminuir lesões de trabalho, como problemas de coluna, dores na lombar e inflamações em geral, além de promover o relaxamento muscular, preventivamente.

Com a supervisão de professores, os alunos desenvolvem atividades esportivas em parcerias com órgãos públicos municipais, em entidades assistenciais, além de surf para deficientes visuais, ensino de Capoeira e outras atividades esportivas. Atividades são integradas a projetos de ensino, pesquisa e extensão com docentes, alunos de graduação e pós-graduação.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Licenciatura – Escolas de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a Resolução CNE/CP 1, de 18/02/2002.

Bacharelado –  Supervisores e técnicos de esportes de alto rendimento, em clubes desportivos, recreativos, academias de ginástica, dança, musculação, jogos, lutas, artes marciais, capoeira, atividades rítmicas, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios a atividades laborais (relativas ao trabalho), em competições, nas atividades de proteção e reabilitação da saúde, em empresas públicas e privadas, em todas as áreas de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que têm como objeto de estudo e aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico.

Área: Ciências da Saúde

Duração: 3 anos (Licenciatura – 6 semestres) 4 anos (Bacharelado – 8 semestres)

Período: Diurno /Noturno