O Curso Livre da Terceira Idade, realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), promoveu na tarde desta segunda-feira (1/10) o 1º GincanaMente, um conjunto de atividades para idosos da Baixada Santista. O evento foi feito no Ginásio Poliesportivo da Unisanta e contou também com a presença da Casa de Repouso Santos Kosei Home e da Banda Musical do Lar das Moças Cegas.

Olga Oliveira, de 72 anos, uma das participantes, gostou da iniciativa. Foi a primeira vez que participa de uma gincana voltada para idosos. “Eventos como o GincanaMente faz com que a gente arrume amigos e pense diferente sobre alguns assuntos. Estou empolgada por conhecer e estou com uma expectativa muito boa, estou gostando”.

Hellen Rose, aluna do curso da Terceira Idade da Unisanta, ressalta que o evento está sendo feito no Dia Internacional do Idoso. “Essa data é comemorada em vários países do mundo e é uma maneira de nós fazermos a inclusão social pro idoso não achar que a sua idade avançada o impeça de realizar atividades. O GincanaMente tem o objetivo de fazer com que o pessoal da terceira idade se divirta e tenha sua mente estimulada,  conclui ela.

Suely Barros, professora e coordenadora do Curso da Terceira Idade, diz que a ideia do GincanaMente surgiu da consciência de que os idosos precisam desenvolver a memória. “O evento serve para propiciar momentos de jogos e atividades lúdicas, que usem a memória, pra que os idosos se divirtam e que daqui para frente a gente faça outros eventos”, completa Suely, que diz também que os idosos estão sendo muito receptivos ao GincanaMente.