Arquitetos da Unisanta já iniciaram o levantamento no local, para encaminhar ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

Com o objetivo de restaurar e transformar o Palacete Baccarat em um centro cultural, foi firmado, na última sexta-feira (15), um protocolo de intenções entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Capitania dos Portos em Santos. O evento foi notícia no site do G1 – Santos e Região, no dia 19/6.

O site registra os objetivos do Capitão-de-Mar-e-Guerra, Daniel Américo Rosa Menezes, Capitão dos Portos de São Paulo: transformar o local em um centro de cultura, com equipamento cultural ou um centro de ensino marítimo e até um Museu de Ciências do Mar,  aberto à comunidade.

A assinatura do protocolo prevê a realização de Projetos Técnicos e Científicos entre as partes incluídas. A Unisanta vai elaborar uma proposta que será enviada ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), para aprovação. Fica a cargo do Escritório Modelo de Arquitetura da Unisanta, o levantamento arquitetônico do local. Outras faculdades, como a de Direito, estarão envolvidas no projeto.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da Marinha, como o Capitão-de-Mar-e- Guerra Francisco Calijuri Neto e o Capitão dos Portos de São Paulo, Daniel Américo Rosa Menezes. Também estiveram presentes no evento, Celso Luiz, diretor de Projetos da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), Eugênio Carlos Pierotti, presidente da SOAMAR e a Alta Direção da Unisanta, a reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado, a presidente, Lúcia Teixeira, e o pró-reitor administrativo, Marcelo Teixeira. A solenidade ocorreu na Sala de Atos da Universidade.

O imóvel é tombado em nível um pela Condephaat, ou seja nenhuma alteração externa ou interna poderá ser feita. O local já foi a sede da instalação da Capitania, mas desde agosto de 2003, as instalações passaram para uma área no cais da Marinha. Atualmente algumas atividades administrativas ainda são realizadas no local.