Mariana Batha Alonso, aluna do 4º ano de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), recebeu uma bolsa-auxílio de U$ 500,00, doada pela “Cetacean Society International”, para participar da 15th Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, entre os dias 14 e 19 de dezembro, em Greensboro, Carolina do Norte (EUA).
Mariana apresentará um projeto de pesquisa intitulado: Interação da Toninha, Pontoporia blainvillei (Cetacea: Pontoporiidae) e dos Quelônios Marinhos, na pesca artesanal da Praia das Astúrias, Guarujá, SP, Brasil, feita em parceria com a também aluna do 4º ano, Maria Fernanda Furtado.
O trabalho foi escolhido pela Sociedade Internacional de Cetáceos como merecedor da bolsa por prever a conservação de uma espécie de mamífero marinho, que é considerada “insuficientemente conhecida” pela União Mundial para Conservação (IUCN) e que está incluída na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.
A Toninha é possivelmente a espécie de golfinho mais afetada pela atividade pesqueira, assim como as cinco espécies brasileiras de tartarugas marinhas.
O Projeto atua junto à comunidade pesqueira de pequena escala na Praia das Astúrias, município do Guarujá, monitorando o desembarque pesqueiro semanalmente, registrando as capturas acidentais de pequenos cetáceos e tartarugas marinhas que venham a ocorrer em suas redes de emalhe (de pesca).
Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas da UNISANTA, prof. João Marcos Miragaia, a escassez de dados sobre capturas acidentais no litoral de São Paulo, bem como a inexistência de um monitoramento junto à comunidade de pesca artesanal da praia das Astúrias, tornam este trabalho de grande importância para o conhecimento e evolução da atividade pesqueira desta região e sua relação com os pequenos cetáceos e quelônios costeiros.