Primeiro emprego: como posso me dar bem?

65

Conseguir o tão sonhado primeiro emprego é uma grande conquista, principalmente se você passou meses correndo atrás de uma oportunidade para crescer profissionalmente. Mas, chegou a hora de começar a trabalhar e você está muito nervoso ou sem saber o que fazer.

É comum que fique assim e tenha medo, talvez por não conhecer ninguém na empresa e nunca ter trabalhado antes, por isso separamos algumas dicas para você se dar sair no seu primeiro emprego!

Algo essencial, quando começar, é prestar atenção em tudo que acontece no ambiente de trabalho para aprender e ter noção do fluxo de trabalho. Depois disso, é esperado que surjam muitas dúvidas, então peça ajuda de pessoas da empresa.

Você pode usar suas dúvidas como oportunidade para estabelecer uma relação com seus novos colegas de trabalho, já que é normal se sentir um pouco deslocado e não saber como puxar assunto. Ter contato com seus colegas pode não só ajudar a realizar tarefas, mas também transformar o ambiente em um lugar mais descontraído, além de expandir sua rede de networking!

Uma dica para ganhar a confiança tanto de seu chefe quanto de colaboradores é passar uma imagem profissional, não tenha vergonha de tomar posição e fale de maneira direta. Apesar de você estar trabalhando para aprender e crescer, também é importante ganhar reconhecimento profissional.

Outra coisa muito importante para passar responsabilidade e se sair bem é fazer suas tarefas sempre cumprindo o prazo dado, pois isso mostra que você é uma pessoa dedicada e tem interesse em colaborar na empresa.

Além do mais, é preciso saber receber feedback! Você pode pedir para um colega de trabalho ou seu chefe avaliarem um projeto seu para ver em que você pode melhorar ou mudar.

Depois dessas dicas, você está preparado para se sair bem no seu primeiro emprego e crescer profissionalmente!

Texto: Luiza Pires