O I Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal termina nesta quarta-feira (7). Entre as atividades de encerramento está programado o painel “Formação e Qualificação”, com a presença do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), professor Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo.

Desde segunda-feira (5), o Encontro reúne projetos de cooperação tecnológica entre Douro, Vouga e a Baixada Santista, a fim de estreitar os laços, a criação e a manutenção de negócios entre estas regiões.

Realizado pelo Centro Empresarial do Entre Douro e Vouga, o evento reúne renomados empresários portugueses e brasileiros, autoridades e universidades ligadas ao comércio exterior e negócios, entre eles estão a reitora e a diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), respectivamente, Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Último dia – Na quarta-feira (7), às 9h30, no Salão Orquídea, no Parque Balneário Hotel, o tema discutido será a Internacionalização de Empresas. Farão parte do painel, o diretor comercial do Porto de Santos, Fabrizio Pierdomênico; o presidente da CIESA S.A., Vicente do Valle; os consultores empresariais internacionais, Nelson Alonso e Eduardo Marostica e empresários da comitiva do EDV.

Às 11 horas, no mesmo salão, haverá o painel “Formação e Qualificação”, com a presença do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, prof. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo; do coordenador de Pós-Graduação da Unisantos, prof. dr. Alberto Claro; e de expositores da ESAN, ISVOUGA, ISPAB, FORESP (Portugal), UNISANTA e Unisantos.

Das 14 às 16 horas, haverá visitação à Prefeitura de Cubatão, à Diretoria do Jornal A Tribuna, ao Ciesp Cubatão e ao Pólo Industrial da cidade.
Às 17 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, será assinado protocolo de cooperação entre a região metropolitana da Baixada Santista e a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. Na oportunidade, também será firmado protocolo complementar entre a Associação Comercial de Santos; Fiesp-Ciesp de Santos e Cubatão, a UNISANTA e a Unisantos. Por Portugal assinam o presidente do EDV e autoridades da Universidade de Aveiro, ISVOUGA, ISPAB E FORESP.

Abertura (segunda-feira) – O seminário começou o tema “Incentivos a negócios bilaterais Brasil-Portugal” no dia 5, às 9h30, no Parque Balneário Hotel. Entre os participantes estão: o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), João Paulo Tavares Papa; o presidente do Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga, Eduardo Oliveira Costa; e o presidente-diretor da Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro, Manuel Oliveira Duarte.

Também integraram a mesa, a reitora e a diretora-presidente da UNISANTA, Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani; a reitora da Unisantos, Maria Helena Lambert; o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Francisco Prado de Oliveira Ribeiro; e o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva.

Às 11h15 as autoridades participaram de evento na Estação Elevatória da Sabesp – Cia. De Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Às 15 horas teve início o painel “Apresentação de Projetos envolvendo a iniciativa privada e o Poder Público”.

Terça-feira(6) –No dia 6, às 9h30, no Salão Petúnia, foi realizada a mesa redonda “Agenda Política – Modelos de Gestão”. Simultaneamente, no Salão Orquídea ocorreu a mesa redonda “Oportunidades de Negócios Bilaterais”. A partir das 11 horas houve visitações ao Porto de Santos e à Associação Comercial de Santos. Às 16 horas, a comitiva conheceu as instalações da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).