Contos, crônicas, resenhas, artigos e poemas, produzidos por professores, alunos e funcionários da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), constam do primeiro número do jornal literário Clube da Escrita, lançado pela Coordenadoria de Comunicação da Universidade no último dia 27/9, durante a Semana Ceciliana.
A idéia do Clube da Escrita é da jornalista Elaine Saboya, coordenadora de Comunicação da UNISANTA e professora de jornalismo impresso e de Língua Portuguesa. Um dos objetivos é reunir professores, alunos e funcionários da UNISANTA, em torno de um prazer comum: escrever.
Elaine considera importante valorizar o jornalismo impresso, que enfrenta a concorrência de outras mídias. As novas gerações geralmente não cultivam o ato da escrita, um dos motivos que a levou a criar o Clube, que tem apoio dos professores de Língua Portuguesa e de Jornalismo impresso da Universidade Santa Cecília.
“Tudo começou com uma prova que eu dei de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Universidade, no segundo ano, em novembro de 2001”, diz Elaine. O conteúdo do bimestre era descrição, conto e crônica. Os alunos teriam que escrever um conto ou uma crônica, ou uma reportagem imaginária, a partir de notícias jornalísticas, apresentadas no momento. Três desses trabalhos surpreenderam pela criatividade e constam do primeiro número do jornal.
A idéia amadureceu em julho último, com os textos escritos por estudantes do terceiro ano de Jornalismo, para a disciplina Revista. O exercício: contar histórias reais, com estrutura literária. Dos trabalhos apresentados, foram selecionados seis, dos quais dois estão no primeiro número.
A primeira edição tem uma resenha do professor Adelto Gonçalves, professor de Jornalismo, doutor em Literatura Espanhola; conto do professor Luís Roberto Brás, poemas da professora Maria Magdalena de Mendonça (revisores da Universidade), artigo e crítica de show do professor Aureo Pasqualeto Figueiredo, diretor da Faculdade de Engenharia da UNISANTA.
O jornal contém trabalhos dos alunos: Aline Menezes dos Anjos, Camila dos Santos Borba, Fabrício Andrade de Almeida, Cristiane de Oliveira Lima e Morena Belchior; do curso de Jornalismo e André Leal e Daniela Dantas Ribeiro do curso de Educação Artística, estes coordenados pela profª. Maria Lucia de Godoy.