A professora de Cultura Brasileira e artista plástica, Beatriz Rota-Rossi, lança o livro Alex Vallauri – da gravura ao grafite, nesta segunda (29), no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a partir das 20h.

Prima do artista e apaixonada por todos os tipos de linguagens de arte, Beatriz resolveu, há dois anos, reunir todo o material de Vallauri (1949-1987) que tinha para escrever a biografia do grande artista. O grafiteiro, artista gráfico, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador pertenceu a um grupo de jovens artistas nos anos 70 e teve seu trabalho reconhecido em três Bienais Internacionais , como artista plástico, também pela famosa instalação A Casa da Rainha do Frango Assado (1985), protagozinado pela atriz Claudia Raia.
Assim como outros grafiteiros, Vallauri começou a colocar sua arte nas ruas. Segundo Beatriz, o primo pensava que, se as ruas poderiam ser utilizadas pela propaganda, por que não poderiam levar sua arte ao povo, já que muitas pessoas não têm acesso a exposições de artes em galerias?
Beatriz acredita que algumas pessoas ainda relacionam a arte dos grafiteiros com a dos pichadores. “Não tenho preconceito contra os pichadores, mas o grafite e o piche são artes muito diferentes”, confessa a professora.

Alex Villauri
Nasceu em Asmara, na Etiópia, em 1949, e mudou-se para o Brasil em 1965. Formou-se em Comunicação Visual pela FAAP (São Paulo), em 1971, onde também ministrou aulas. Especializou-se em artes gráficas na Suécia, Inglaterra e Estados Unidos.

Em 1978, começou a realizar grafites em espaços públicos em cidades como São Paulo e Nova York. Morreu na capital de São Paulo, em 1987. Já recebeu diversas homenagens e é considerado um dos pioneiros da arte do grafite no Brasil.