Em 2011, a Universidade Santa Cecília comemora o seu cinquentenário, com motivos de sobra para festejar, sobretudo no que diz respeito a um dos seus principais diferenciais: o investimento no esporte como instrumento vital no processo educacional.

As grandes conquistas no âmbito esportivo têm marcado a trajetória desta instituição de ensino desde 1961, ano de sua fundação, e, mais uma vez, na temporada que se encerra, o ano foi marcado por feitos memoráveis.

Nos mais diferentes níveis, os excelentes resultados se somaram aos muito já existentes. A natação viu cintilar o brilho de suas estrelas em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

O destaque maior ficou por conta da conquista do título de campeã mundial de maratonas aquáticas de 10 km por parte de sua jovem aluna e atleta Ana Marcela Cunha, que ainda arrebatou o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 5 e 10 Kms, além de ser o principal destaque individual nos campeonatos estaduais e nacionais da categoria júnior, bem como dos 74º. Jogos Abertos do Interior, desenvolvidos em Santos.

E para fechar o ano com chave de ouro, Ana recebeu o Prêmio Brasil Olímpico 2010 em sua modalidade. Considerado o Oscar do esporte brasileiro, o prêmio traduz o reconhecimento máximo aos atletas que se destacaram no decorrer do ano.

A natação da UNISANTA se destacou ainda graças as performances de jovens talentos como Matheus Louro Neto, Gabriele Gonçalves Roncatto, Cássia Almeida do Nascimento, Paulo Magalhães de Paula, Isabelle Longo e Gustavo Borges Silva entre outros, além dos já consagrados Glauber Silva, Luiz Rogério Arapiraca, Felipe Ferreira Lima e Fernando Ernesto dos Santos, o FM.

Matheus Louro Neto, o Cobra D’Água, foi, uma vez mais, o maior nome brasileiro nas provas juvenis do estilo peito, obtendo seguidamente os títulos de melhor índice técnico e de maior eficiência; Cassia Almeida do Nascimento e Gabi Roncatto, essa ainda na categoria petiz II, garantiram vagas na equipe brasileira que irá aos Multinations em 2011.

Paulinho Magalhães, Isabelle Longo e Gustavo Borges Silva arrebataram o público em provas estaduais e nacionais das categorias Junior e Infantil.

As piscinas do Brasil e do Mundo ainda viram desfilar os talentos de Glauber Silva, campeão brasileiro no estilo borboleta; Luiz Rogério Arapiraca, recordista brasileiro e sul-americano nas provas de fundo (800 e 1500 metros nado livre), bem como melhor brasileiro na disputa Rei do Mar; Felipe Ferreira Lima, mais uma vez no top four do nado de peito sul-americano e Fernando Ernesto, integrante da seleção brasileira no Mundial de Piscina Curta (25 metros).

O campeão e recordista mundial dos 100 metros nado livre de natação paraolímpica, Carlos Alonso Farrenberg, manteve no topo do pódio a natação da UNISANTA no Circuito Loterias Caixa e nos Jogos Abertos do Interior.

Da mesma forma, Ondamar Silva, melhor nadador sul-americano master da categoria de 70 a 74, dominou ao longo da temporada as principais competições, em níveis nacional e internacional, figurando, mais uma vez, no Top Ten da Federação Internacional de Natação.