Professores, pais e alunos participaram, no último dia 24, da inauguração da usina de papel reciclado “Pura Reciclagem”, do Colégio Santa Cecília. O evento aconteceu às 16 horas, no Bloco D, sala 53, onde está instalada a usina. O programa é uma iniciativa pioneira entre as escolas paulistas e já foi elogiado no Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Durante a comemoração, os estudantes que participam do projeto mostraram aos convidados todos os procedimentos utilizados para que o papel usado se transforme em papel reciclado, pronto para ser reutilizado.
A profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA, esteve na usina e se emocionou com o trabalho. “Esta é uma experiência educacional muito importante. São transmitidos valores que os alunos vão carregar pela vida toda. Trabalha-se com o princípio de que tudo pode ser reciclado, desde a matéria-prima até os sonhos”, afirmou. A Reitora mencionou, ainda, o fato de se conseguir reunir estudantes de diversas faixas etárias em um único projeto.
Os pais dos participantes ficaram muito orgulhosos com os resultados. Rita de Cássia P. Branquinho, mãe de Fernando Branquinho, disse que os esforços são válidos. “Eles são muito dedicados e se empenham bastante. Meu filho utiliza as técnicas e fabrica papel em casa. O melhor de tudo, é que ele passa os ensinamentos para os irmãos menores”.
Já o aluno Bruno Iury Fracchia, que está há mais tempo na usina, destacou outro aspecto. Segundo Bruno, em atividades como esta, os alunos perdem a timidez e ficam mais sociáveis. Isso aconteceu com ele, e tem ocorrido com os participantes mais novos.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Nilse Lage, o projeto de reciclagem atingiu suas expectativas. “Este é o terceiro ano da usina, uma iniciativa inédita entre as escolas. A confiança que o Colégio deposita no trabalho é essencial. Pretendemos no futuro estender nossas atividades, a fim de integrar os alunos que ainda não participam. Dessa forma, eles valorizarão o material e evitarão o desperdício”, concluiu.

Começo – A usina “Pura Reciclagem” foi lançada em 1999 e desde então está sob supervisão geral da diretora do Colégio, Marilisa Grottone, coordenação da professora de Ciências, Nilse Maria Baldi Pereira Lage e supervisão da professora de Educação Artística, Viviane Moitas Reis, ambas do Colégio Santa Cecília.
Formada por alunos de 5ª série ao 3º colegial, é uma atividade extra-curricular que tem por objetivos a conscientização sobre a reciclagem do lixo limpo e oferecer aos alunos uma profissão a partir do projeto.
A usina fica no Colégio Santa Cecília, no Bloco D, sala 53 e funciona às quartas-feiras, das 14 às 17 horas. Durante as atividades, os alunos conseguem produzir até 50 folhas de papel a partir de provas usadas e de aparas limpas fornecidas pela Gráfica Santa Cecília.
No segundo semestre de 2000 foi lançado um multimídia informativo sobre o projeto. O trabalho também está disponibilizado no Portal do Colégio Santa Cecília e pode ser acessado pelo endereço www.unisanta.br.
A usina “Pura Reciclagem” tem despertado bastante interesse, não só de outras escolas, mas também das autoridades. Em 2000, o projeto foi selecionado pela Comissão Especial de Deputados Estaduais para ser apresentado no Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, fato que também ocorreu em 2001.
No ano passado, o deputado estadual César Callegari indicou o projeto da usina à apreciação do governador do Estado, Geraldo Alckmin, para se transformar em lei estadual.
Homenagens aos alunos e professores foram prestadas pelas deputadas estaduais Maria Lúcia Prandi e Mariângela Duarte.
Em Santos, a vereadora Sandra Aparecida Arantes do Nascimento Felinto apresentou na Câmara Municipal, propositura destacando a importância do “Pura Reciclagem” para a Baixada Santista. Já as vereadoras Luzia Neófiti e Cassandra Marone querem implantar e estender o projeto a toda região.