Veículos de mídia divulgam previsões e recomendações do NPH/Unisanta

18

As reportagens, regionais e nacionais, abordaram as mudanças climáticas ocorridas na Baixada Santista nos últimos dias.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/UNISANTA) fez um alerta sobre maré alta e ondas intensas na Baixada Santista, informação que foi veiculado em diversos meios de comunicação regionais e nacionais.

O site Metrópoles publicou, no dia 5 de janeiro, que a Baixada Santista estava em estado de atenção devido à combinação de maré elevada, ondas fortes e ventos intensos, fenômeno associado ao avanço de uma frente fria sobre o litoral paulista. O aviso era “válido para toda a faixa de orla dos municípios da região e também para o interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão”.

Segundo a matéria da editoria São Paulo, dados do NPH/Unisanta informaram que o nível do mar poderia chegar entre 1,8 e 2,0 metros, enquanto a altura significativa das ondas pode atingir entre 2 e 3 metros. As informações integram os planos de contingência para ressacas e inundações costeiras do Estado de São Paulo e do município de Santos, que mantêm a região em alerta preventivo.

De acordo com os pesquisadores do NPH-Unisanta, houve “a possibilidade de inundações costeiras e alagamentos, especialmente durante os períodos de maré alta associada às chuvas previstas, com maior impacto nas áreas internas do estuário”.

A reportagem ainda ressalta que o NPH-Unisanta, que atua em conjunto com a Sala de Situação da Baixada Santista, é responsável pelo monitoramento contínuo das condições oceanográficas e meteorológicas, fornecendo dados técnicos que subsidiam ações da Defesa Civil e de órgãos municipais e estaduais.

O Jornal A Tribuna também divulgou o alerta de atenção sinalizado pelos pesquisadores, diante da intensificação da ressaca e da elevação do nível do mar no litoral paulista. Segundo a publicação, o episódio foi marcado por chuvas que acumularam mais de 100 milímetros, fatores que agravaram o risco de alagamentos.

As previsões atualizadas do NPH/Unisanta apontam que as ondas de quadrante Sul-Sudeste estavam atuando na região. A matéria, por fim, afirma que o NPH/Unisanta segue realizando o monitoramento contínuo das condições oceanográficas e meteorológicas.

Outras duas matérias publicadas pelo Jornal da Orla, na editoria Metrópole, destacaram as mudanças climáticas na virada do ano e cita a previsão da frente fria que se aproximou da região, deixando o mar agitado. Um dos textos informou que a Baixada Santista estava em estado de atenção e que o pico da maré estava previsto para as 4h de segunda-feira (5), com possibilidade de elevar o nível do mar em até 50 centímetros acima da tábua de marés.

Além do cenário marítimo, a reportagem trouxe detalhes sobre as chuvas que afetaram a região. De acordo com os meteorologistas do NPH/Unisanta, a previsão indicava a continuidade de chuvas moderadas a fortes ao longo do domingo, com redução da intensidade na segunda-feira, quando se esperavam precipitações fracas a moderadas.

O texto finaliza com a recomendação da importância do acompanhamento constante das previsões meteorológicas e oceanográficas, lembrando que os dados são baseados em modelos numéricos e podem sofrer alterações.

Além dos veículos citados, outros canais de comunicação também divulgaram o NPH/Unisanta. Confira:

Costa Norte: Mar agitado e chuvas fortes marcam a virada do ano na Baixada Santista

Viver em Santos: Temporal que atingiu as cidades da Baixada Santista na noite de ontem (1°) provocou alagamentos e quedas de árvores em Santos

Santa Portal: Maré elevada e ondas acima de 2,7 metros mantêm Baixada Santista em estado de atenção

Santa Portal: NPH-Unisanta prevê maré elevada e ondas podem ultrapassar 2,6m no domingo na região