O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH – Unisanta) firmou parceria com a Prefeitura de Praia Grande para reforçar o monitoramento meteorológico do município. A ação foi destaque em matéria no site da Prefeitura, que enfatizou a importância dos trabalhos realizados para o sucesso dos eventos que ocorreram nos meses de dezembro e janeiro na cidade.
O portal ressaltou que, a partir da riqueza de materiais instituídas pelo NPH, é possível direcionar com maior precisão avisos antecipados de eventos severos e extremos. “Entre eles, estão o risco de ressacas, alagamentos e inundações. Um trabalho que ganha dia após dia mais importância, principalmente com a velocidade que as mudanças climáticas estão ocorrendo em todo o mundo”, cita a publicação.
Profª. MSc. Alexandra Sampaio, coordenadora do NPH Unisanta, explicou que reuniram um conjunto de informações de forma pioneira em uma região litorânea associando dados de chuva, nível do mar e agitação marítima. “São informações geradas a partir da análise de dados e fundamentais para a tomada de decisões e também planejamento que ficam disponíveis para os gestores municipais e população. Esse é apenas um produto do NPH, que também é responsável por estudos relacionados a canais, balneabilidade, entre outros temas”, enfatiza.
A Prefeitura destacou que colocou em prática a parceria na temporada de verão, durante os meses de dezembro e janeiro, época em que o monitoramento de eventos climáticos extremos, como tempestades, norteou a realização dos eventos dos projetos Estação Verão Praia e Show. Foi montado um grupo contendo representantes de diversas secretarias municipais, da empresa responsável pela organização dos projetos e também da equipe técnica do NPH, com o objetivo de agilizar a comunicação entre os setores.
“Assim que era constatada a possibilidade real de uma tempestade, por exemplo, entrava em discussão o cancelamento ou não dos eventos com objetivo de dar maior segurança ao público. Tudo tendo como base os dados do Núcleo. A ação deu tão certo que funcionará como referência para outras cidades”, pontua a matéria.
O secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Valdir Pereira Ramos Filho, destacou que, durante este verão, a integração das informações técnicas da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Unisanta foi fundamental para qualificar a tomada de decisão, articulando ações voltadas às salvaguardas da Estação Verão e ações da Defesa Civil, fortalecendo a gestão de riscos climáticos e ampliando a proteção de pessoas, eventos e atividades econômicas, com base em dados e monitoramento contínuo.
Confira a matéria completa aqui.
