Luiz Gamarano, recém-formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve seu Trabalho de Conclusão de Curso como um dos destaques da edição da última quarta-feira (19/02) do Jornal A Tribuna. Batizado de Mobi, o projeto de uma moradia sustentável desenvolvido por Luiz para 192 estudantes do ensino superior tem como objetivo contribuir com a vida acadêmica.

Sobre a motivação para este projeto, o arquiteto explicou que vivenciou a dificuldade de morar longe da faculdade. Morando em Guarujá e estudando em Santos, ele decidiu se mudar, mas confessa que não foi fácil encaixar um local que permitisse fácil acesso à universidade e coubesse no bolso. “Tenho amigos que tiveram que largar o curso perto do fim por conta dessa questão da moradia”, explica.

O Mobi Santos Universitário foi projetado para atender a todas as necessidades dos estudantes, tanto de infraestrutura como intelectuais. Com oito pavimentos, seis unidades habitacionais que acomodam quatro alunos em cada apartamento, o prédio é dividido em duas torres e possui 192 vagas.

“Cada um tem dormitórios individuais e banheiro e cozinha compartilhados. Os padrões se assemelham a imóveis que hoje são alugados por R$ 1 mil, R$ 1,5 mil. Ainda que se mantivessem esses preços, o aluguel seria dividido entre quatro estudantes. O que acabaria barateando, mesmo pensando em um local com infraestrutura apropriada”, afirma o arquiteto.

Além de ter sido projetado com placas de energia solar e reservatório para captação de água da chuva, há espaços compartilhados, como biblioteca e academia. Existem ainda espaços projetados para comércios.

“Gamarano conta que, apesar de ter iniciado o curso de Ciências da Computação, decidiu seguir a paixão que sempre alimentou pela Arquitetura. ‘Eu cheguei a desenhar na minha antiga casa. Sempre fui inspirado pelo meu pai que era pedreiro. E, agora, meu desejo é que esse projeto saia do papel para ajudar a sociedade’”.